terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reflexão sociológica para o 2o. EM - RACISMO, ainda existe?

Após a leitura do texto "Racismo à brasileira", na p. 19 da apostila, faça a seguinte reflexão:


De acordo com o texto, 97% das pessoas afirmaram não ser racistas, ao mesmo tempo, 99% afirmaram conhecer pessoas que exercem a discriminação. Se as pessoas que contribuíram com a pesquisa não são racistas, quem são os preconceituosos? Relate um caso de preconceito que você conheça. (Não se esqueça de colocar seu nome).

22 comentários:

  1. Muito provavelmente, as pessoas que contribuem com essa pessoa, apenas por uma questão de "diplomacia", resolvam afirmar que não são racistas, com medo dos julgamentos que podem sofrer por parte dos demais membros da sociedade, e principalmente, de grupos que apoiam a igualdade racial. Assim, pode-se dizer que muitos dos racistas podem ser aqueles que dizem, quando questionados, que são contra o preconceito racial.

    Fabiana Falconi- 2°EM nº 10

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas se dizem não ser racistas, mas, na primeira oportunidade que aparece já estão criticando as pessoas, mesmo sem as conhecer. O racismo não vem somente de discriminar as pessoas de acordo com sua cor. Isso pode ocorrer também com aquelas pessoas que tem porte físico "diferente" do que muitas pessoas e até mesmo a sociedade indica. Eu mesma quando criança fui alvo de racismo, mas, nem por isso deixei me afetar, ou me sentir diferente por conta do que falavam.
    O que muitos hoje em dia ainda não perceberam, é que racismo é crime, mesmo tendo autoridades ao redor não ligam para o que possa acontecer e mesmo assim praticam o ato de criminalidade, a qualquer hora e a qualquer momento estamos sujeitos a ser vítimas de racismoo, vai de cada um, saber diferenciar o é certo e o que é errado, ou pelo menos acha que é certo ou errado.

    Anna Beatriz C. A. Lopes- 2ºEM Nº03

    ResponderExcluir
  3. O racismo é algo natural ao ser humano, sempre foi, está presente em todos nós desde até tempos mais antigos. Se trata do medo das pessoas em aceitar as diferenças e da necessidade de rotular aquilo que não entendem
    Graças ao racismo, existe o preconceito, e nós temos que agradecer a ambos pela enorme desigualdade e injustiça social que o mundo vive actualmente, que traz tristeza e desgraça para pessoas como nós, talvez um pouco diferentes, mas pessoas, do mesmo jeito, seja pelo medo de conviver com o seu próprio jeito ou vergonha da sua própria cor.
    Felizmente, nós vivemos em uma sociedade que cada vez mais se moderniza e fica mais inteligente, quem sabe, daqui alguns tempos, as pessoas não encontrem o incentivo certo para respeitar ao próximo?

    Caio de Lima Evangelista 2ºEM Nº06

    ResponderExcluir
  4. Todas as pessoas tem seus preconceitos, no caso do racismo muitos são os que fingem não ser racistas, mas são. Um caso de preconceito que era muito comum foi a linha de pensamento dos países desenvolvidos quanto ao nosso país e o povo brasileiro, os estrangeiros pensam que nós somos um povo festeiro, que não tem a sua importância no mundo, mas com a crise financeira, pessoas de todos eles vem pra cá a procura de emprego e melhores condições.

    Rodrigo Palomo Monteiro 2°EM N°28

    ResponderExcluir
  5. O racismo é um assunto muito serio a ser tratado, ele vem desde os tempos antigos. Como os entrevistados das pesquisas, muitas pessoas não assumem serem racistas por medo de serem julgadas e na hora de falar sobre pessoas racistas elas falam de todos menos delas. E essas pessoas não pensam como a discriminação pode afetar a vida e um ser humano ou como eles podem se sentir, e não será uma cor de pele que ira mudar o caráter de uma pessoa, e todos somos iguais, independente disso.
    Mas, na sociedade que vivemos hoje existe muitas pessoas preconceituosas não só em questão de cor da pele, mas de roupas, beleza, gostos musicais, questão de religião, pessoas com deficiência, entre muitas outras coisas. Por esse preconceito muitas vezes as pessoas não aceitam algo que seja diferente e acabam maltratando outras pessoas por não serem iguais a elas.
    Um exemplo é pessoas de religiões católicas e evangélicas, muitas se julgam e falam que sua religião é melhor sem conhecer a outra.

    Brenda Karoline 2°EM n°05

    ResponderExcluir
  6. O racismo é um tipo de preconceito e por mais que as pessoas digam que não tem preconceito é mentira, pois todos têm preconceito, ou em relação a preferências sexuais, etnia, classes sociais, religião e etc. O preconceito sempre existiu e vai continuar existindo, mas tem pessoas que por não gostarem de um estilo de vida de um grupo ou de uma classe eles se revoltam e chegam a bater ou até mesmo mata-los, pelo simples fato do grupo ser diferente. As pessoas tem que aprender a conviver com as diferenças, pois são elas que nos fazem únicos.

    Beatriz Araujo Schiavoni 2ºEM nº04

    ResponderExcluir
  7. Desde a antiguidade existe vários tipos de preconceito, o mais presente é o racial, onde negros e brancos não possuem igualdades em suas relações cotidianas, afetando assim a sociedade como um todo. Estava vendo um dia desses um documentário que retrata um baile que acontece em uma escola do Mississipi situado na região sul do Estados Unidos nessa escola aviam dois bailes um dos formandos brancos e outro dos formandos negros, e o objetivo desse documentário era de fazer apenas um baile onde os formandos comemorariam todos juntos. A ideia não foi aceita imediatamente ,mas com algumas reuniões com os pais dos alunos ,o baile se tornou como objetivo principal. Ate que teve uma discussão entre duas alunas uma branca e outra negra, que tudo voltou com era antes, a divisão dos dois bailes. Resumindo a historia, mesmo com toda a dificuldade de ajuntar as duas culturas, parecia que estava tudo dando certo ate que acontece uma discussão e tudo volta ao normal. Foi realizado um baile branco onde só aviam pessoas brancas e um baile de negros que foi aberto para todos. Mas, o mais curioso foi que ao decorrer do filme foram feitas algumas perguntas aos jovens, um delas, era. Você é racista?Praticamente todos falaram não, porem todos disseram minha família sim e ela que me ensinou desde pequeno que os brancos nasceram brancos sendo mais privilegiados então que assim seja, já os negros por sua vez revelaram não com um forma de preconceito mais si um revolta contra os brancos desde a escravidão ate outro tipos de exploração, que os brancos foram muito injustos e não seriam eles que iriam dar o braço a torcer. O interessante foi que deixou uma pergunta no ar será que é preconceito mesmo ou apenas uma influencia ou ate mesmo orgulho de nem um dos dois lados querem ceder?

    Luana Clementino n°21

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente ainda existe muito preconceito, as pessoas afirmam em pesquisas que não os tem, muitas vezes, por vergonha de assumir o que realmente pensa e sente em relação as pessoas que são supostamente diferentes seja de outra religião, etnia, ou opção sexual. Por outro lado como o Brasil é um pais em crescimento e grande onde há lugar para todos, e com isso as pessoas acabam aos poucos aceitando as diferenças, até porque os meios de comunicação tentam mostrar a todos que não existem tais diferenças e que somos todos iguais.

    Renata Angelica n°27

    ResponderExcluir
  10. O fato é que, é mais fácil julgar o próximo pelos seus erros e defeitos do que analisar a si mesmo e corrigir os seus próprios defeitos. E o racismo hoje em dia, pode ser encontrado até mesmo indiretamente presente na sociedade, como é o caso da cota de negro em concursos públicos. Indiretamente ou não, é como dizer que ser negro afeta a racionalidade da pessoa, o que não é verdade. Afinal, quantos profissionais competentes de cor existem? Porém a sociedade é algo hipócrita e preconceituosa, não apenas com negros, mas também se aplica aos gostos musicais, aos padrões de beleza definidos pela mídia, etnias e várias outras coisas. Até mesmo um preconceituoso sofre preconceitos. A verdade é que nunca existirá uma pessoa absolutamente perfeita à ponto de não ser julgada por alguém, sempre buscarão o menor dos defeitos para julgá-la de forma injusta.
    Fernanda Kaori - 2°EM n°12

    ResponderExcluir
  11. Os dados apresentados na pesquisas são realmente assustadores pois retrata de certa forma uma Hipocrisia gigante no Brasil, onde a maior parte das pessoas que foram questionas disseram não ter preconceito racial, mas será que esses 97% que disseram não ser racistas, realmente não são ? Ou apenas deram uma "resposta automática" por medo de se dizer realmente ser preconceituoso e querer dar apenas uma resposta para agradar a todos e que na primeira oportunidade acabará julgando aquele rapaz negro... É fácil julgar a cor da pele sem ter conhecimento algum sobre a vida do mesmo, o homem mais importante do mundo é negro, seria muito mais pratico olharmos para o espelho e tentar corrigir nossos defeitos do que simplesmente julgar aquele por ter nascido de tal forma. Cor não define caráter, e jamais será assim. Vale relembrar que todos nós temos descendência Africana. Uma escapatória para toda esse problema seria que educássemos nossos filhos a respeitar todos, independente de cor,raça e sexo mostra-los o exemplo de que preconceito não é certo. E quem sabe se em alguns anos os dados apontados nessa pesquisa não seja bem inferiores ?

    Leonardo Duarte nº 19 2ºEM

    ResponderExcluir
  12. O preconceito situado na humanidade não é desde já,podemos ter relatos desde as historias que se contava com negros que era submetidos a escravidão devido sua cor,e as misturas de raças que ocorre desde que se iniciou relações entre raças e culturas diferentes no Brasil. Preconceito visto pelo ser humano parece ate dificil de acontecer,mas não é bem assim.
    O que mais ocorre desde que a própria cultura que passavam nas historias antigas já trazia é o preconceito,preconceito do qual as pessoas julgam sem a menos conhecer,julgam por voce ser diferente,por você não ser como a sociedade do momento deseja.Mas o que mais nos deixa a duvida como relata na pesquisa é as pessoas rapidamente responderem que não tem preconceitos mais dizem que sabem pessoas que praticam e que é algo super comum,será que não olhamos muito para os outros e esquecemos um pouco de vermos certas ações que temos?
    Preconceito que digo não é apenas o preconceito com pessoas comuns,mas o preconceito cerca ate mesmo celebridades como o astro da musica Michael Jackson que desde pequeno possuía uma voz incrível mas a sua cor gerava um preconceito das pessoas perante a ele e isso foi criando proporções tão grande que ele mesmo não se aceitava,tendo inicio a diversos clareamentos na pele.Se pararmos pra pensar,preconceito é algo muito grave,e chega a pontos extremos onde a pessoa não se aceita! Como citado,esse texto faz nós refletirmos e vermos que se olharmos para si e para a sociedade daqui pra frente podemos ao menos melhorar tais dados que nos assusta.O que se passou não temos como mudar,mas daqui pra frente podemos!
    Déborah Marques Moura nº 09 2º EM

    ResponderExcluir
  13. Todos sabemos que no mundo há pessoas que se acham superiores que outras,assim causando o preconceito. Mais se formos analisar friamente a frase: " todos samos iguais "ela é dita quase que diariamente, mais porque exite ainda tanta desigualdade?
    Desde que os negro foram escravizados no passado, crio-se a ideia de que os negros são uma raça inferior aos brancos, mais como o brasil pode julgar e ter preconceito com o seu próprio povo. Sendo que descendemos de raças diferentes que foram chegando ao brasil. O brasil deveria ser um exemplo de nação sem o racismo. Mais as pesquisas mostraram dados assustadores, 97% afirmaram não ser racista, mais será que isso é verdade? E o mais espantoso foi que 99% afirmaram conhecer alguém racista. Essa pesquisa tornou claro o que todos já sabíamos, precisamos educar as crianças desde muito cedo para que no futuro não exita preconceito entre cor, raça ou classe social, pois afinal todos somos iguais perante ao criador.
    'Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." Bob Marley! Essa frase demostra muito bem a situação que estamos vivendo.
    Thamires Farinelli n° 30 2° EM

    ResponderExcluir
  14. O mundo em si tem preconceitos , mas quando falamos em racismo é um numero muito grande , apesar das pesquisas feito pela população e chegar ao resultado de não ter preconceitos com negros com 97% e falarem que conhecem pessoas racistas 99% acredito que a população esta enganada sobre a opinião do racismo ,ao relatarem que não tem preconceito no fundo devem ter , mas o que adianta ter o preconceito se não tiver a ideologia de que todos nos somos iguais ? não importa a cor , todos nos somos humanos , somos iguais , para que isso não ocorra , devemos reeducar as crianças , devemos falar para pessoas racistas que não importa a cor , todos nos somos humanos , assim como aquela pessoa negra é igual a você , Deus fez as pessoas iguais não há diferença , tanto ele como você tem braços , pernas , olhos , nariz , todos os membros , pra que preconceito ! ?
    Ensinando a todos , e mudando o olhar da população viveremos em uma sociedade igualitária !
    Daniella Oshima Fernandes n 08 2EM

    ResponderExcluir
  15. Os dados apresentados na pesquisas são muito assustadores porque retrata uma Problema do Brasil, 97% das pessoas dizem não ter preconceito, mais se realmente essa porcentagem não tivesse preconceito racial você acha que o pais estaria assim? Se eles responderam por responder, ou sera que realmente não tem esse preconceito? Como saber se é verdade? Infelizmente não tem como saber, temos que viver nessa triste realidade Brasileira que faz com que nosso pais não evolua, não cresça, ou até seja tão bom quanto os países desenvolvidos.
    Ha infinitos casos de preconceitos, mais temos que observar mais os que são corrente, os que acontecem com frequência, e etc

    Tatiane Stéphany R. Francisco nº29 2ºEM

    ResponderExcluir
  16. Essa pesquisa tem valores estranhos, por que como 97% dos brasileiros dizem não ter nenhum tipo de racismo e 99% dizem ter algum amigo, parente, etc. racista? Como é uma pessoa dessas?
    Essa pessoa simplesmente não conhece muito bem a si mesma, prefere dizer que seu vizinho é racista do que ele aceitar e admitir. Mas por que isso acontece? Porque é mais fácil virarmos e apontar os defeitos dos outros do que apontarmos o nosso, e isso faz com que o país demore com o seu processo de desenvolvimento, tanto político, econômico e social.

    Vinicius Yukio Maiotto 2ºEM nº 31

    ResponderExcluir
  17. Tais dados fazem refletir,pois o mundo se julga tão evoluído e as pessoas cada vez com melhores condições e com mais estudos,deixa-nos a duvida porque então de tanto racismo? O racismo realmente não é algo que se iniciou agora,como a ideia de bullying algo que se ouve falando tanto,vende a muito tempo.
    Racismo trás a desde as historias que aconteceram acerca do mundo,mas que nos faz pensar que não ficou por la,acredito ate mesmo que os dados que o texto trás mostra que devido as melhores condições das pessoas o racismo ainda nos cerca,o conceito onde não conhecemos a pessoa mais a julgamos.Como o rei do futebol o Pelé,antes de sua careira foi julgado de forma bruta,devido sua cor,mas com seu futebol maravilhoso mostrou que a raça, não faz a pessoa ser pior ou nem melhor.A solução que podemos tomar daqui pra frente é cada um olhar si próprio e começarmos a olhar o interior de cada um,assim teremos melhores dados em pesquisas futuras.
    Mariana Gabriele G. Costa nº34 2ºEM

    ResponderExcluir
  18. A pesquisa fala sobre pessoas que praticam racismo.Muitos omitem nao praticar o preconceito mais na primeira oportunidade julgam os outros e humilham outras pessoas,mas elas não pensam no que as pessoas que sofrem com o preconceito(racismo)pensa ou sobre a sua opinião.É tão mais fácil você julgar os outros sem ter motivo algum,do que procurar fazer alguma coisa para mudar pelo menos a sua família,é fácil você cometer o racismo com um negro,um mendigo,um deficiente,do que você ir lá e ajuda-lo no que ele precisar.O governo criou uma lei onde 50% das vagas das universidades federais estão reservadas para negros e alunos que cursaram o ensino médio inteiro em instituição pública.O próprio governo querendo ou não, está cometendo preconceito pois está afirmando pra pessoas assim que ela não é capaz de passar na universidade como os outros,que ele não vai conseguir entrar se não precisdar de uma 'ajudinha' do governo.Mas perante a lei não somos todos iguais?Isso acaba se tornando um paradoxo pois se somos todos iguais não é preciso de vagas reservadas para eles.É muito fácil você proibir um negro de entrar em um determinado edifício,ou privar ele de certos direitos por ser diferente.A sociedade de hoje acha tudo muito normal,e nada disso é normal,maltratar os outros é deshumano,pois ninguém gosta de ser maltratado,ou seja,nunca devemos maltratar se não queremos isso pra nós mesmos,por isso devemos parar de se acomodar e maltratar os outros com a prática de racismo e procurar mudar isso que está acontecendo.É preciso que todos tentem começando por você mesmo a lutar contra o racismo,pois só assim iremos conseguir um país mais humano e mais justo e só assim teremos um pouco de paz.

    Marjorie Moura Massanet n°23 2° EM

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente,temos que aceitar viver em uma sociedade onde a hipocrisia reina.As pessoas acusam umas as outras por medo,por insegurança.Vivemos em um mundo onde apontar o erro,e as diferenças dos outros é mais importante do que olhar pra dentro de si mesmo,e é o que acontece nessa pesquisa,pessoas que preferem dizer que o outro é racista,ao invés de parar e pensar : " Será que eu sou o verdadeiro preconceituoso ? " " Onde meu preconceito começa ? " Como por exemplo: Muitas pessoas que não se dizem preconceituosas,tem medo,nojo de ajudar um morador de rua. Estranho não?! Essa era uma pessoa que não se dizia preconceituosa,porque então ela não ajudará o próximo ?
    Lamentavelmente temos que nos conformar com o mundo em que vivemos,onde as pessoa evoluem pra tanta coisa,mais pro principal,elas não conseguem alcançar a evolução.

    Gláucia Borges nº:15 2ºE.M

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O racismo é muito frequente na sociedade atual, mesmo no século XXI, com tantos avanços socias, ainda existem pessoas que tem preconceito não só racial e esse número de pessoas ainda é grande. Hoje em dia, esse assunto é frequentemente debatido, mas ainda há quem não admite ser preconceituoso e acha mais fácil apontar alguem conhecido do que assumir o preconceito. Quando as pessoas foram questionadas, não pensaram em si mesmas e sim na atitude racista de alguem que conhecem porque tem medo de rever os próprios pensamentos sobre isso e chegar à conclusão de que ela mesma é racista.
    Há quem ache que a discussão sobre esse tipo de tema é um ato preconceituoso, mas na verdade, é colocando as cartas na mesa e revelando dados como estes que podemos chegar à verdade por trás do problema e fazer as pessoas pensarem melhor antes de chegar à um "pré-conceito".
    Os que mais sofrem preconceito são os afro-descendentes, por exemplo, ouve um caso de roubo em um bairro e os vizinhos atribuiram a culpa aos únicos afro-descendentes que moravam nas proximidades sem nenhuma prova, como se eles fossem os únicos capazes de realizar o ato.

    Carolina Gallardo, n°07, 2°E.M.

    ResponderExcluir
  22. Preconceito sempre existiu desde o começo da sociedade, hoje em dia diminui bastante, mas mesmo assim ainda existi. Racismo é o caso mais comum entre os preconceitos, muitas pessoas dizem q não são racistas, mas em suas atitudes demonstram ao contrario, a maioria das pessoas já ouviu alguém dizendo um "tinha q ser preto", coisas do tipo. Todos devem olhar para o interior da pessoa, para o caráter, pois raça, cor, sexo não defini ninguém.

    Gustavo Croitor n°16 2°EM

    ResponderExcluir