quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ATIVIDADE PARA O 2EM

Tendo por referência a aula de hoje e o texto da p. 19 do nosso material de Sociologia, responda:

De acordo com o texto, 97% das pessoas afirmaram não ser racista, ao mesmo tempo, 99% afirmaram conhecer pessoas que exerceram a discriminação. Se as pessoas que contribuíram com a pesquisa não são racistas, quem são os preconceituosos? A que você atribui essa inconsistência nos resultados?

14 comentários:

  1. Todas as pessoas são racistas, mas sabendo que preconceito é algo errado e pode gerar problemas para o individuo na atualidade, não admitem seus preconceitos, causando essa confusão na pesquisa.



    Rodrigo Palomo Monteiro n°28

    ResponderExcluir
  2. Todos algum dia ja praticaram o racismo mesmo não sendo o mais conhecido ,o da raças, mais sim os de julgar o desconhecido. Porém como os homens não somos acostumados a admitir nossos erros ,é bem mais facil acusar o outro primeiro, do que assumir que errou e tentar aprender com isso.



    Luana Clementino n°21

    ResponderExcluir
  3. Apesar de todos falarem que não são racistas, todos algumas vezes são ou já foram, e racismo não é apenas entre negros e brancos, e religiões, existe vários e diferentes tipos de racismo. E isso ocorre por todos serem diferentes um dos outros. E normalmente é mais fácil para as pessoas falarem do erro dos outros do que do seu. E todos nos seres humanos, na minha opinião, são racistas, por mais que falem que não.

    Brenda Karoline n°05 2EM

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que apesar de 97% das pessoas dizem não serem racistas e 99% dizem conhecer pessoas racistas, ou seja, tem alguma coisa errada. O erro está nas pessoas que só sabem apontar o erro dos outros e não seus próprios erros. Ao meu ver todos são racistas, por diferentes motivos, e que reagem de diferentes modos.
    Beatriz Schiavoni nº:4 2ºEM

    ResponderExcluir
  5. Todos nós somos racistas ou já sofremos por algum tipo de preconceito, só que ao perguntarem sobre esse assunto, nós seres humanos olhamos mais para oque os outros fazem de errado do que nós mesmos, e isso acaba causando esses erros na pesquisa.

    Amanda Ribeiro Da Silva nº02 2ºEM

    ResponderExcluir
  6. As pessoas tem a péssima mania de buscarem os seus defeitos nos outros, sem perceberem muito que eles estão se identificando ao apontar as coisas ruins nas outras pessoas, essa pesquisa mostra muito bem isso. Quase cem por cento das pessoas acusaram o próximo de ter alguma tendência racista, e optaram pela resposta dita mais ética, a do "não sou racista", mas mal elas percebem, que ao julgarem a outra pessoa como sendo racista, elas na verdade, apenas 'ocultam' os seus próprios defeitos apontando os dos outros.

    Caio de Lima Evangelista Nº06

    ResponderExcluir
  7. Mesmo os estudos apontando 97% das pessoas não serem racistas há uma controversa quando os outros 99% dizem conhecer pessoas racistas, pois querendo ou não todos nós uma vez na vida já passamos por uma situação de racismo praticada ou sofrida. Só que aos olhos da sociedade seria muito mais fácil "camuflar" esse preconceito e dizer apenas não ser racista para um senso comum.

    Leonardo Duarte nº 19 2EM

    ResponderExcluir
  8. Todos nos ja sofremos algum tipo de preconceito, sendo ele racial ou não, muitas vezes quem comete o preconceito são familiares dos enteevistados ou ate mesmo os proprios entevistados, a inconsistencia no resultado da pesquisa na minha opinao e por conta de vergonha das pessoas admitirem que ja comenteram preconceitos.
    Joao FElipe G ANdrade n:18

    ResponderExcluir
  9. Eu considero a contra versões nas ideias ligada as pessoas julgarem sempre ao próximo,nunca verem os seus defeitos mais sim dos outros ou de uma forma generalizada.Devido o ato do preconceito no nosso pais ser levada a serio,se as pessoas cometem de uma forma planejada ou ate mesmo sem perceber tentam esconder tal ato,pois deles trazem consequências gravíssimas,sendo essa a ideia passada na pesquisa.Pois se não fossemos preconceituosos não haveria fácil ligação de pessoas ao preconceito,devido a isso chegamos no erro da humanidade nos vendarmos dos problemas e não assumi-los.
    Déborah Marques Moura nº 09 2EM

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Todos por mais que digam que não e dizem serem contra ao racismo, já julgaram ou criticaram algo. Pra ser preconceituoso não é só julgar pessoas por serem negras ou ate mesmo de alguma raça diferente, pois existem diversos tipos de preconceito. E essas pesquisas na minha opinião mostram o quanto a sociedade é hipócrita.
    Giovanna Casadio de Sá nº34 2EM.

    ResponderExcluir
  12. Os preconceituosos os que responderam à pergunta, mas não tem coragem de admitir.
    As pessoas afirmam não tem preconceito mas culpam as outras e, muitas vezes, não lembram das próprias atitudes racistas. Às vezes é tão comum a prática racista para algumas pessoas, que elas acabam nem percebendo ou simplesmente não querem enxergar e se confundem e omitem a verdade diante de uma pesquisa como essa.

    Carolina Gallardo n°07 2°E.M.

    ResponderExcluir
  13. Esses preconceituosos são os que responderam à pergunta. Eles não tem coragem de admitir que são preconceituosos por medo e vergonha de serem julgados pela sociedade. E outro motivo é o fato de as pessoas julgarem os outros e não olharem seus preconceitos e seus erros.

    Renata Angelica nº27

    ResponderExcluir
  14. As mesmas pessoas que dizem não serem preconceituosas são as mesmas que conhecem pessoas com preconceito, ou seja, a maioria das pessoas são preconceituosas, ou melhor dizendo, todas as pessoas são preconceituosas, ou por um motivo ou por outro. O resultado dessa pesquisa só mostra que é mais fácil julgar os outros do que julgar a nós mesmos.

    Beatriz Schiavoni nº:4 2ºEM

    ResponderExcluir