quarta-feira, 22 de agosto de 2012

3º EM - "Estranhando" o universo da publicidade

Estranhar significa surpreender-se com algo desconhecido, mas também notar algo diferente no que se conhece. Antropólogos que estudam fenômenos urbanos usam a expressão no sentido de uma atitude metodológica: olha-se para algo familiar como se não conhecêssemos aquilo, tentando decifrar algo que a familiaridade com o objeto, o convívio cotidiano não permite.

O universo da publicidade - filmes, anúncios, banners, outdoors, etc. - são elementos de nosso cotidiano, logo são muito familiares a nós.

Escolha uma das publicidades abaixo e analise sua mensagem, exercitando o "estranhamento". Fale sobre os valores, as atitudes e as promessas implícitas e explícitas, associadas aos produtos.  Não se esqueça de colocar seu nome e identificar sobre qual comercial fez sua análise:

Comercial 1



Comercial 2

Comercial 3

Comercial 4


Comercial 5



Comercial 6

25 comentários:

  1. Gostei mais da primeira propaganda que estava divulgando o carro da Renault.
    A propaganda está induzindo o consumidor a comprar o carro porque todos que tem conseguem ter mulheres bonitas e estão felizes e contentes.
    Com isso a pessoa faz de tudo para conseguir aquele carro pois quer os benefícios que ele proporciona.

    Jhenypher Valentini da Silva nª13

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  2. Na segunda propaganda, podemos perceber uma comparação. Nos mostra que apesar dos grandes males que vem assombrando o mundo com o passar dos anos, ainda podemos observar que além das coisas ruins, ainda existem as boas. Na minha opinião, fora uma propaganda inteligente, podendo envolver o emocional dos telespectadores ao citar alguns exemplos de bondade e maldade, com o intuito de aumentar o número de compradores no final.
    Thiemy S. Ferreira, n°: 23.

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  3. Larissa Katsuda nº16
    Comercial 1
    O ator principal do comercial após ver que todas as pessoas tem seu par romântico, tem uma atitude muito diferente e inusitada, ele acaba recortando o outdoor para mostrar a sociedade que ele também faz parte do esteriótipo necessário para conquistar uma mulher, afinal produtos normalmente são usados para causar uma igualdade e fazer com que as pessoas se baseiem neles para ter o que querem, no caso um par romântico.

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  4. Henrique F. Zapalá Nº12 3ºEM
    Propaganda escolhida: Coca-Cola

    Essa propaganda analisa veemente todos os pontos positivos e negativos que há acontecendo no mundo. Eles fazem uma relação: para cada corrupto há oito mil doadores de órgão. Ou seja eles mostram primeiro o lado negativo, mas faz também olhar o lado positivo, pois a proposta do comercial é mostrar que há lados negativos ,mas não precisamos só focar nos pontos negativos, porque há pontos positivos ainda na Terra e não foi perdido esperança. O estranhamento causado na propaganda é que focamos demais nos problemas, mas temos que ver os pontos positivos que ainda há no mundo. E essa esperança que o comercial brota, faz ficar feliz e assim faz com que compremos sua mercadoria para celebrarmos a esperança ainda existente.

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  5. Irei me manifestar sobre o comercial da Coca-Cola.
    Nós podemos observar que o comercial tende a mostrar que as coisas Boas são melhores que as coisas Ruins. Eles apontam fatos argumentativos que demonstram oque querem dizer. Ainda temos uma esperança segundo esse comercial, ainda temos que acreditar para construir um futuro melhor para nossos filhos. Eles usam o Amor pra vender o seu produto.

    Terra, America do Sul, Brasil, Zona Sudeste, São Paulo, São Paulo, Zona Leste, Vila Bela, Educandário Nossa Senhora Aparecida.

    Thiago Dias Defendi nº 22 3º E.M

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  6. Na primeira propaganda,demonstra exatamente o consumismo das pessoas,porque as pessoas que tinham o carro Clio,chamavam atenção,e o homem que estava de moto não,e como ele estava de moto não despertava a atenção das pessoas,com isso no fim da propaganda ele aparece aparentemente de carro,e chama atenção da mulher do carro ao lado,mais na realidade era apanas uma placa e atrás da placa estava ele na moto. Isso mostra que as pessoas se preocupam muito com a aparência e com os bens materiais,demonstra mais ainda o capitalismo.

    Nathalia Mauzer nº:20

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  7. Comercial 1
    Com este comercial podemos perceber o quanto a globalização está cada vez mais presente e acaba por influenciar as pessoas a irem em busca do que todos têm, do que está na moda. A propaganda se torna cômica porque o ator recorta o carro do outdoor e se "iguala" aos outros. A propaganda também quer dizer que, se você tem um Clio Renault, você é mais desejado pelas mulheres e tem o carro do momento. Esse comercial acontece constantemente, a cada novidade as pessoas descartam o que tem em busca do que é novo.

    Marinna Machado nº17 - 3ºEM

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  8. Muitas pessoas reparam somente no que outras pessoas possuem, e não a sua personalidade, e sim no que elas tem, suas riquezas, tornando-se pessoas interesseiras. Por causa disso existem muitos golpes feito com casais, onde a mulher engana o homem fingindo que o ama e quando tem o que quer deixa ele. Mas isso não acontece só em relacionamentos, acontece com amizades, trabalhos e outras coisas do tipo.
    Como no "comercial um" onde a mulher despreza o homem pois ele só tem uma moto ruim, e quando ele aparece com o "carro" ela repara nele, mas também tem um lado ruim envolvendo o rapaz, onde ele quer enganar a mulher para conseguir o que quer também.
    O comercial influencia você a comprar o carro para conseguir uma mulher, amizades. Para você ser notado entre o público. Pois o comercial também mostra que quem tem aquele carro, tem uma mulher e é feliz, influenciando assim o motoqueiro a querer um carro, ou quase um carro.
    Não temos que olhar para o que as pessoas tem, e sim para o que elas são. Não temos que ser influenciados a comprar algo o qual não necessitamos.

    Comercial 1
    Elias Tolentino de Camargo n°07

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  9. Comercial 1

    Podemos perceber que a propaganda faz com que o consumidor queira o carro, pois ele mostra que com ele consegue amigos, o par romântico e entre outros. Sem esse carro o homem se sente totalmente fora da sociedade, e então ele faz de tudo para conseguir o carro e tudo o que propaganda mostra que ele proporciona. Depois que ele recorta a figura do outdoor e novamente para no farol, ele ja está mais feliz e a mulher repara nele, o que não acontecia quando ele não tinha o produto.

    Flávia Fuscelli Franco nº 09

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  10. O comercial 2, da Coca-Cola, mostra os contrastes existentes no mundo. Enquanto alguns fazem o mal, ainda há pessoas fazendo o bem no mundo, e não enxergamos isso. Damos ênfase ao que é feito de ruim e acabamos "fechando os olhos" para o que acontece de bom. Esse comercial acaba usando o produto (coca-cola) como uma coisa boa, que une as pessoas. Isso é demonstrado na frase "cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca-Cola".

    Barbara Brucoli, n°3 - 3° EM

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  12. O primeiro comercial, sobre o Renault Clio, é muito interessante por mostrar abertamente o que geralmente os comerciais do gênero tentam deixar implícito; a ideia de vender status, não carros. Pelo menos na maioria dos comerciais do tipo, temos situações em que carros são sinônimo de status, mas não me lembro de nenhum que deixava isso tão explícito. Tenho a impressão que esse comercial menospreza ainda mais o público alvo.
    Este anúncio é o exemplo mais claro e óbvio de como funciona a criação de necessidades no capitalismo.

    Giovanni R. Piffer - Nº10

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  15. Juliana Ivanov Frare nº14
    No comercial 1 mostra que é preciso você ter um carro da marca Renault para ser aceito na sociedade, no final do comercial quando ele está com "um carro da marca" a menina olha para ele,isso mostra que se você está com algo da moda você vai ser aceito na sociedade e por todos.
    Os comerciais manipulam as pessoas a consumir cada vez mais, a cada semana lançam um carro novo e faz as pessoas consumir mais.
    Isso está longe de acabar, a geração de hoje esta consumindo muito mais, as crianças no aniversário pedem celular ou computador desde um brinquedo, então desde crianças já estão consumindo.

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  16. Comercial 6 - Nos mostra uma visão na qual apela para situações e festas familiares . compara primos brincalhões com a Schin , dizendo que toda família tem ambos .
    divulga a marca a partir do momento em que chama a atenção do público com uma realidade familiar... muito bom o video . GUILHERME DE CARVALHO SILVA

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  17. No comercial da coca-cola pode-se observar que enquanto milhares de pessoas estão destruindo nosso meio ambiente e praticando o mal outras estão lutando para que isso não aconteça. Por falta de conhecimento muitas pessoas ainda não sabem o que está acontecendo no mundo, porém o comercial fornece informações para que não percamos a esperança no mundo e acreditar que os que praticam o bem ainda são a maioria.

    CINTHIA POSSIDENTE RODRIGUES N°06

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  18. PÂMELLA Nº21

    O primeiro comercial demonstra a força de persuasão que a publicidade possui em nossa sociedade, e também a facilidade com que as pessoas se deixam convencer de que sem o padrão de vida imposto, você nunca terá uma vida plena e feliz.
    No comercial, é relatado um rapaz de moto,que percebe que só conseguirá uma companheira,se possuir um determinado carro.Logo,ele se vê disposto a fazer o que for preciso para conseguir o carro, e por consequência a companheira,então dessa forma ele será feliz e realizado.
    Então,o verdadeiro sentido de felicidade é confundido com o consumismo,onde as pessoas dessa sociedade globalizada anula seus desejos pessoais,para seguir um padrão de vida que é visto como a verdadeira realização.

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  19. Sobre o comercial do Renault Clio
    A Mulher despreza o simples motoqueiro, e repara no outro homem ao lado que possui um carro.. Continuando o caminho o motoqueiro vê que todo homem tem um carro e feliz é tem uma namorada.
    Ele recorta o outdoor e da a entender que ele tem um carro,Com isso a mulher olha pra ele com outros olhos..
    Isso leva a entender que as pessoas olham pra oque você tem, e não a pessoa que você realmente é..Oque não e certo devemos olhar para a pessoa sem julgar pelos valores materiais.

    Wesley de Souza Vieira n°24

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  20. Nome: Natália Virosta dos Santos Nº 19 3º EM

    Comercial numero 1

    No comercial, primeiramente aparece um homem em uma moto e fica observando que varias pessoas possuem o carro Renaut Clio, e que essas pessoas sempre estão acompanhadas de alguém, conversando, trocando olhares ou se beijando. Vendo tudo isso acontecendo ele acaba percebendo que se ele tivesse um carro como aquele, ele poderia sempre estar acompanhado de alguém, mas também percebe que ele não tem dinheiro para adquirir aquele carro. Quando passa em frente a uma propaganda do carro, acaba recortando ela para ver se agora como ele "possui o carro" ele consegue aquilo que ele sempre quis e quando para em um farol ele vê que sua tentativa deu certo, pois uma mulher já olha para ele de forma diferente.
    Concluímos então que a propaganda serve para que desperte o interesse de consumo das pessoas que olham a propaganda.

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  21. Observamos na primeira propaganda o impacto que um carro tem nas pessoas. A influência do "objeto" sob o julgamento e no caso do Clio, dá a entender que se você possui esse determinado carro fará sucesso entre as mulheres. Durante o comercial, podemos ver como o motoqueiro se depara com casais felizes e esses com carro, deixando-o ainda mais deprimido. E dessa forma, pondo em prática o velho ditado "Quem não tem cão, caça com gato", saca um canivete e destaca a figura do automóvel do outdoor e tudo fica bem.
    Analisando as atitudes tomadas pelo motoqueiro surge uma pergunta: vale a pena fazer tudo para impressionar os outros? Até que ponto podemos ser induzidos a consumir incessavelmente? A proposta é cômica, porém preocupante. Deixar nos levar pela manipulação da mídia ou não? Eis a questão.
    Andressa Yukari Kochi Maeshiro, nº01.

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  22. O comercial dois, da Coca-cola, mostra que apesar de ter milhões de pessoas agindo de maneira incorreta, outras estão fazendo algo bom, mostrando que se nos esforçarmos podemos fazer do mundo um lugar melhor. Ao mostrar isso, a empresa Coca-Cola tenta colocar o produto como uma coisa boa. E com o comercial, muitas pessoas podem passar a acreditar que ao mesmo tempo em que há coisas ruins acontecendo, há pessoas boas, lutando para mudar isso.

    Barbara Rafael Malagoni n°2

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  23. No comercial 1, mostra que ao consumir um carro da Renault a pessoa irá se atrair por você por ter um Clio, se você não te um desses carros será uma pessoal solitária, sem amigos. Baseado nisso, o rapaz da propaganda da um jeito e acaba recortando a imagem de um Clio que está no outdoor e ele acaba e atraindo pela garota do carro ao lado

    Matheus Kenji n°18 3°EM

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  24. No comercial 2 da coca-cola, fala que o mundo não esta perdido, que apesar das coisas ruins que existem, existem as coisas boas. Que para toda arma feita, existem ursinhos de pelúcia que são fabricados, mostra que o mundo não está perdido, pois existem muitas pessoas preocupadas com o mundo, população e o bem dos outros, enquanto muitas outras só querem fazer coisas ruins, e prejudicar o seu próximo.
    No comercial mostra que você compra uma coca, o seu amigo não tem uma então você compartilha ela, pois no meio de tanta coisa, a coca pode ensinar a pessoa a ser solidaria com o próximo. Também mostra que a empresa 'Coca-Cola' é uma empresa que ajuda milhões de pessoas, apoiando projetos e outras coisas.

    Emílio dos Santos Moralles Badia n°08

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  25. Perante o comercial de número um, pude concluir que com um renault clio a pessoa chama atenção, e fica popularizado. O homem do comercial que nãao tem o carro e não chama a atenção de ninguem com a sua moto tem a incrível ideia de recortar a imagem do carro que está no outdoor, e assim passa a chamar atenção assim como o resto das pessoas que tem o carro.
    Danillo Ortolani N°6

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