quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividade para a 2ª série do Ensino Médio sobre a palestra do Prof. Dr. Gabriel Chalita

No dia 03 de março, durante a palestra do Profº Dr. Gabriel Chalita - "Cidadania, Ética e Valores", muitas informações foram transmitidas e que podem ter uma aplicabilidade para a sua vida. 

Escreva um breve texto que evidencie qual é a mais relevante informação que você guardará desta palestra e quais ações práticas podemos acrescentar ao nosso dia-a-dia a partir destes ensinamentos?

29 comentários:

  1. Pessoal, esta atividade vale 10 e deve considerar as seguintes informações:
    - deve ser postada até o dia 14 de março;
    - não se esqueça de colocar seu nome no final do seu comentário;
    - não use "internetês", mas a norma culta da Língua Portuguesa.
    Estou ansiosa em conhecer o potencial de vocês. Caprichem!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei de grande importância o fato do professor Chalita abordar a questão da inteligência, citar sobre aqueles conceitos sobre quem é esperto e quem é burro. Em toda sala de aula, de sua escola, de um curso, ou até mesmo entre seus amigos, sempre teve aquele que era tachado de burro! Por que? Porque tirava notas baixas, porque os trabalhos não eram tão bons assim, ou até mesmo porque esta pessoa tinha dificuldade em ler e escrever. O Doutor Chalita mostrou para todos naquela presentes naquela palestra, que inteligência não é somente tirar notas altas, e que a pessoa que antes era "o burro" da sala, um dia pode se tornar um profissional bem sucedido em seu campo de trabalho. Isso nos ensina que não devemos colocar um rótulo nas pessoas, que não devemos julgá-las, e devemos sempre lembrar que o mundo dá voltas, e além disso tudo, devemos lembrar que o ser humano é uma criatura que aprende e ensina a todos durante toda sua vida, mesmo com pequenas coisas e atitudes, as pessoas nos ensinam muito e nos ajudam muito quando precisamos. A frase "Desculpe o transtorno, estou em construção." nos mostra exatamente isso quando relacionada ao ser humano, nem sempre iremos acertar, nem sempre faremos a coisa certa logo na primeira tentativa, e é nessas horas que precisamos da paciência e compreensão dos nossos companheiros, que eles percebam que estamos ainda aprendendo, que não somos perfeitos, estamos sempre evoluindo, construindo coisas novas em nosso ser a cada dia de nossa existência.

    Isabella Westphal Vaian - 2ºE.M

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, com relação à palestra, acredito que um dos maiores ensinamentos deixados pelo professor Gabriel Chalita foi a questão da inteligência, que muitas vezes, o jovem se julga "burro" por não conseguir determinada nota, gerando uma pressão sobre si mesmo e algumas vezes, ocorre a própria pressão familiar e do ambiente escolar, com relação a professores. Também pode-se destacar a questão do "Desculpe o transtorno, estou em construção", que foi exibida como o ser humano sendo uma criatura semelhante à uma obra, que se constitui aos poucos, que a cada dia tem uma nova parede erguida em sua vida. Até essa parede ser completamente erguida, muitas vezes é causado o desconforto com si mesmo e com algumas pessoas ao seu lado, o que pode gerar até mesmo sofrimento.

    Fabiana Falconi- 2° EM

    ResponderExcluir
  5. Bem, o Professor Gabriel Chalita quis nos mostrar que a questão da Inteligencia e uma discursão constante, o rotulo de "Burro" leva aquele que tem uma difilculdade maior de entendimento e/ou aprendizado, porém , um dia ele poderá ser um ótimo profissional.
    Outra questão foi, as mudanças constante do ser humano. Ele usou uma frase pra que nós entendessemos a questão, a frase foi "Desculpe o transtorno, estou em construção" a mesma foi repetida várias veses com um propósito de que todos entendessem que é normal essas mudanças e que todos os dias passamos por elas. Essas mudanças nem sempre serão simplices mais com certeza precisaremos de ajuda de nossa familia, amigos, colegas, professores, etc para dar forças a nós nos momentos mais dificeis.

    Tatiane Stéphany - 2°EM

    ResponderExcluir
  6. Uma palestra muito interessante, que contou a história do autor e algo mais.
    O Professor disse algo que me fez pensar muito que foi "Desculpe o transtorno, estou em construção", isso quer dizer que estamos sempre nos aprimorando. Isso nos faz agir de outra forma ao encarar o mundo pensando que algo que achamos sério hoje, pode para nós, futuramente não ser algo de valor. Ou seja nosso conhecimento aumenta conforme o tempo passa.

    ResponderExcluir
  7. O Professor Gabriel Chalita mostrou a todos que essa questão em que nós rotulamos as pessoas de inteligentes ou burros tanto na escola como no trabalho está completamente errada, pois a pessoa que podemos achar burra podera ser um grande profissional e ter uma condição de vida muito boa no futuro. O Doutor Chalita nos fez repetir uma frase muito interessante que foi "Desculpe o transtorno, estou em construção", e com essa frase ele explicou que o ser humano esta sempre passando por alguma mudança ou transformação e elas nem sempre são fáceis para nós ou para as pessoas ao nosso redor e por isso os amigos mais próximos e a família tem que nos ajudar em todos os momentos assim como nós tambem temos que ajudar ao proximo sempre que for possivel.

    Renata Angelica - 2° EM

    ResponderExcluir
  8. Na palestra o Professor Gabriel Chalita evidenciou uma questão importante em nosso cotidiano, que é quando rotulamos uma pessoa por esta ser mais burra ou mais inteligente. Isto acontece tanto na área escolar quanto no trabalho. Mas porquê? Isto deve-se ao fato da pessoa tirar notas mais baixas, ou de seus trabalhos não terem as mesmas capacidades do que o restante dos colegas, mas ao contrário do que as pessoas pensam, isto não é totalmente verídico. Posteriormente, esta mesma pessoa que foi constrangido e chamado de burro sua vida escolar inteira pode, sim, se tornar um grande profissional. Uma frase muito chocante citada por Gabriel foi: "Desculpe o transtorno, estou em construção", isso me fez refletir quantas vezes julgamos uma pessoa por ser diferente, por ter defeitos. Ninguém é completamente perfeito, se fossemos perfeitos não seríamos humanos, seríamos um personagem. Estamos sempre passando por constantes mudanças, e isso requer ajuda de amigos e da família, principalmente a família.
    -Fernanda Kaori - Segundo Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  9. Na palestra do professor doutor Gabriel Chalita, a informação que mais me chamou a atenção foi a de que nós mesmos nos crucificamos por algo que não conseguimos fazer, e que na verdade somos seres humanos erramos muitas vezes para poder aceitar. E se estivermos com dificuldade não adianta desistir de tudo porque e problema não passa só muda de lugar demos seguir em frente e encarar a situação. Podemos não saber a solução de imediato mais como o professor mesmo disse “Desculpe pelo transtornou estou em construção’’ essa frase nos explica como somos imperfeitos e a cada dia aprendemos um pouco mais, aumentamos nossa inteligência, assim nos tornamos mais capazes de enfrentar os problemas da vida.

    Luana Clementino 2° Ensino Médio

    ResponderExcluir
  10. Na palestra do professor Dr.Gabriel Chalita exibida dia 03 de março, foram abordados vários fatos interessantes, que ocorrem em nosso cotidiano e até mesmo coisas inusitadas.
    Muitas vezes nos pegamos pensando o porque de tudo que está acontecendo, porque é tudo tão difícil, nos pegamos pensando também, será que todas essas dificuldades que estamos passando é minha mesmo?, será que tudo isso não é apenas de um sonho?
    Uma coisa que essa palestra me lembrou, foi de que Deus não fez o ser humano por completo porque se nós fossemos completos já iriamos nascer sabendo tudo, não precisariamos ir para escola e muito menos fazer uma prova(uma coisa que tenho certeza que ninguém gosta), o que lembra muito a frase que marcou a palestra e tenho certeza de que todos que assistiram não vão esquecer, " Desculpe o transtorno, estou em construção".
    Dificuldades sempre vão existir, não é por causa de uma pedra no meio do caminho ou de uma dificuldade pequena que vamos desistir de tudo, desistir de lutar e de viver, nossa vida é baseada em aprendizado.
    Muitas pessoas ficam chateadas com notas baixas e acham que por causa disso não serve para mais nada, mas não é bem assim, aprender com nossos erros é o que nos faz ser forte e saber que mesmo errando temos capacidade de realizar qualquer coisa, não fique baseado em uma pessoa, pois o que pode não conseguir fazer você pode fazer e ás vezes muito melhor, nós somos capaz de tudo é só acreditar, o que é impossível para nós, tenho a certeza absoluta que para Deus "NADA" é impossível.

    Anna Beatriz 2°Ensino Médio

    ResponderExcluir
  11. Bem na palestra do Dr. Gabriel Chalita foi abordado assuntos de reconstrução ,de conquistas e superações !O que mais me chamou atenção foi quando ele retratou o assunto de que ninguém era burro , todos nos eramos espertos , e sempre temos uma pequena dificuldade mais nem por isso devemos nos chamar de burros pois o ser humano estará sempre em reconstrução , sempre aprendendo algo novo no dia a dia , ele falou uma frase para sempre nos lembrarmos quando alguém julga por aquilo que não sabemos fazer : " Desculpe o transtorno, estou em construção" ,mostra como o ser humano vai crescendo cada dia que passa , apesar de tudo , ninguém nasceu com perfeição !

    Daniella Oshima Fernandes 2° Ensino Médio

    ResponderExcluir
  12. Na palestra do Profº Dr. Gabriel Chalita, mostrou para nós a importância da cidadania, ética e valores. Mais o que me marcou mais e o que mais se destacou foi a questão do jovem achar que não é capaz de nada, não sabe do seu valor e achar que é "burro". Todos os dias nos erramos, temos grandes dificuldades, mas nunca podemos desistir e abaixar a cabeça e acharmos que não somos inteligentes e que não temos capacidade de nada, pois o que se acha "burro" pode ser um grande profissional no futuro.

    Renan Rola 2ºEM

    ResponderExcluir
  13. Na palestra do professor Gabriel Chalita foi abordado vários temas que hoje em dia ficamos em dúvida.Será que tudo que a sociedade impõe é realmente correto?É realmente um padrão que deve ser seguido sem discussão?O professor abordou o tema que a inteligencia não é necessariamente notas boas,trabalhos perfeitos,inteligencia é você saber discernir o certo do errado,fazer suas escolhas na hora certa e deixar oque não importa no momento para depois.As vezes aquela pessoa que não vai bem na escola,ou não se expressa muito bem,essa pessoa não é burra,pelo contrário pode ser muito inteligente só que ela tem dificuldade de colocar isso pra fora,e ninguém o ajuda,as vezes por falta de interesse da pessoa ou por despreocupação da outra.
    Todos somos capazes de aprender e ensinar,basta querermos e acreditarmos em nós mesmos,e segundo o professor Gabriel Chalita que colocou uma frase bem interessante "Desculpe o transtorno, estou em construção",mostra uma forma clara de uma pessoa que está em constante transformação.Muitas vezes no nosso dia-a-dia tachamos pessoas como burras ou inteligentes,mas quem somos nós pra julgar alguém? Nós não somos ninguém,não somos capacitados para realizar tal função.Devemos parar de tentar tachar o outro e forçar para que ele se encaixe nos padrões da sociedade e deixa-lo livre para seguir seu próprio caminho,sem força-lo e sim tentar ajuda-lo da melhor maneira possível,sem tachar e julgar as pessoas a nossa volta.Porque só assim conseguiremos ter uma sociedade um pouco mais digna de receber o titulo de que é uma sociedade que vive em PAZ!

    Marjorie Moura Massanet - 2°EM

    ResponderExcluir
  14. Com a palestra do professor Gabriel Chalita, podemos levar muitas coisas para o nosso dia a dia. Uma de suas citações foi o julgamento de uma pessoa ser burra ou inteligente. Como ele disse ninguém é burro, cada uma tem uma maneira diferente de expressar sua inteligencia. E que muitas vezes chamamos as pessoas de burras por causas de suas notas ou algo que ela não disse certo, e isso é um erro que muitos cometem, porque simplesmente podem ter dificuldades em um determinado assunto, e saber muitas coisas sobre outros, como está escrito a cima, cada pessoa tem uma maneira diferente de expressar sua inteligencia. Por isso quando as pessoas falarem que somos burros, devemos continuar de cabeça levantada e mostrar a ela outra coisa. Outra citação foi a "Desculpe o transtorno, estou em construção", acredito que sempre vamos ter dificuldades em certas coisas, e vamos pensar em desistir do que queremos, mas isso não é o certo a se fazer porque como falam por ai, "nada o que é bom vem fácil", então devemos lutar para conseguirmos o que queremos, e não deixar nada atrapalhar nossos objetivos.

    Brenda Karoline - Segundo Ensino Médio

    ResponderExcluir
  15. Na palestra do professor Dr. Gabriel Chalita foi mostrado vários temas importantes. Uma frase que marcou bastante foi "Desculpe o transtorno, estou em construção" com essa frase já podemos perceber que ninguém é perfeito, cometemos erros. Temos dificuldades, barreiras, podemos superar e por isso nunca devemos nós achar "burros", pois todos nós temos potenciais, como por exemplo, na escola, quando tiramos uma nota ruim já vem aquele pensamento de que você não é capaz, mas não é assim que funciona, todos somos capazes, basta acreditar.
    Gustavo Croitor 2°EM

    ResponderExcluir
  16. Na palestra do professor Gabriel Chalita uma de suas citações foi o julgamento de uma pessoa ser "burra" ou inteligente. Inteligência não é somente tirar notas altas e a pessoa que antes era "o burro" da turma o que só tirava notas ruins, que não se achava capacitado, um dia pode se tornar um profissional bem sucedido. O Doutor Chalita nos fez repetir uma frase muito interessante que foi "Desculpe o transtorno, estou em construção" essa frase mostra que o ser humano passa por muitas mudanças ao decorrer da vida com isso ele vai crescendo e evoluindo a cada dia que passa isso mostra que nenhum ser humano é perfeito, todos erram e cada um tem o seu defeito pelo menor que ele seja, ninguém é perfeito.

    Yuri Lafaeff – 2°EM

    ResponderExcluir
  17. A palestra do Dr.Chalita transmitiu a todos que estavam presentes que independente de tudo que nos ocorre no decorrer dos nossos dias, não devemos ficar nos julgando e julgando os outros como burros ou inteligentes,devido a certa ações que erramos ou não fizemos o que julgam certo.
    Tudo pode mudar com o decorrer do tempo, com os erros vamos acertando e com os acertos tudo vai mudando e se encaixando devidamente certo.Então aquele julgado como ‘’burro’’ e que possibilita absorver ensinamentos que lhe transmitem pode amanha se alguém bem sucedido.Como um dos principais exemple que por toda a palestra Chalita nos passava, é a frase ‘’ Desculpe pelo transtornou estou em construção” que compara a nossa vida como uma obra, nos mostrando que nunca teremos o conhecimento absoluto.A cada dia vamos aprendendo e aumentando o nosso muro da vida,desenvolvendo a nossa construção.
    Nunca podemos nos prender a algo que pensamos ou que nos rotulamos, pois a vida vai nos mostrando que somos muito mais do que “burros’’,somos uma construção que não estar preste a acabar mais a cada dia algo vai ter se modificado.
    Déborah Marques Moura- 2ºEM Nº09

    ResponderExcluir
  18. A palestra do Prof. Dr. Gabriel Chalita teve como tema principal a rotulação da sociedade no ato de julgar uma pessoa "burra" ou "inteligente", o que é um erro cometido pelas pessoas hoje em dia. Ninguém nasce sabendo de tudo, nós estamos submetidos à uma aprendizagem eterna, cada indivíduo que passa pela nossa vida, deixa um pouco de sua experiência e, em vez de apontarmos alguém como "burro" devemos ajudar, passar um pouco de nosso conhecimento.
    A frase "Desculpe o transtorno, estou em construção" retrata isso perfeitamente, nossa vida é uma construção, nossa sabedoria está em construção e isso não é ligado somente com a escola, com notas boas ou ruins e sim, nos aspectos gerais da vida, tudo o que fazemos a cada dia é uma aprendizagem, com as pessoas à sua volta e com você mesmo. Quanto mais o tempo passa, mas você passa a se conhecer e conhecer o mundo à sua volta.
    Carolina Gallardo, 2° EM

    ResponderExcluir
  19. O Professor Gabriel Chalita abordou diversas situações que nos fazem refletir, uma delas foi o assunto mencionado "Desculpe o transtorno, estou em construção", citando apenas isso, nos faz pensar diversas coisas, mas que significa que ao decorrer da vida, estamos sempre em constantes mudanças,não nascemos sabendo , não somos perfeitos e que vamos nos aprimorando com o tempo que elas ocorrem, tanto no lado pessoal da vida, como no emocional, e que quase sempre, dar a volta por cima apesar das dificuldades, gera tempo e paciência.
    Outro assunto importante abordado pelo professor, foi a questão da inteligencia, que na maioria das vezes o jovem se julga "burro" incapacitado de fazer certas coisas, alcançar uma nota boa, que faz com que o lato emocional dele fica totalmente carregado, com a pressão da família, impondo um desempenho melhor dele na escola, achando que talvez ele não está se esforçando muito, chega as vezes até mesmo o comparar com outros filhos ou jovens da mesma idade isso gera um desconforto emocional enorme, que faz com que ele se sinta inferior aos outros, se achando burro e incapacitado

    Leonardo Duarte :3 2 EM

    ResponderExcluir
  20. Na palestra do Dr.Chalita mostrou a todos que estavam lá presentes que não podemos nos julgar ou nos auto rotular. Que cada um tem sua maneira de aprender, e que não se deve deixar levar pela opinião maldosa da sociedade e nunca se deixar moldar pelo que acham de você, a questão da inteligencia é muito relativa o que pode ser fácil para mim pode ser muito complicada para outar pessoa e vise versa. então a palavra burro não se adequá a ninguém, porque por mais esperto que eu seja sempre vai ter algum assunto desconhecido para mim. uma frase que Dr. Chalita repediu diversas vezes durante a palestra é: Desculpa mais estou em construção. Me chamou muito a tenção pois a vida é como um obra sempre terá um concerto para fazer uma parede para construir, novas ideias, preconceitos deixados para trás, e sempre vamos nos reinventando e construindo algo novo. então nessa vida somos como mestres de obras sem prazo de entrega, então podemos construir com calma e personalidade porque quando morremos deixaremos pensamentos em formas de tijolos e ideias como base formando uma imensa construção da vida.
    Thamires Farinelli 2° EM

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião,todas as pessoas que passam por nossas vidas nos deixam algo,e foi isso que o professor Gabriel Chalita fez,dois assuntos me chamaram a atenção,o assunto sobre o ser "inteligente" e o ser "burro" nenhum de nós nascemos mais capacitados e menos capacitados que os outros,cada um exerce a sua inteligência para as coisas que mais o atrai,não é porque você foi mal em uma prova,ou não alcançou as expectativas de seus pais que você é "burro" cada um tem o seu próprio dom e se destaca nas coisas que mais gosta.Outra coisa também é : "Desculpe o transtorno,estou em construção" essa frase chamou a atenção de todos para o seguinte assunto,todos os seres humanos tem os seu limites,seus desejos,sonho e objetivos,só que muitas vezes as outras pessoas não sabem respeitar o modo de ser de cada um,mais devemos respeitar a todos do mesmo modo que queremos ser respeitados.
    Gláucia Borges nº15 2ºE.M

    ResponderExcluir
  22. O Professor Doutor Gabriel Chalita deu uma palestra sobre "Cidadania, Ética e Valores" fantástica, e o principal assunto, o 'foco' da palestra foi que, não podemos dizer que uma pessoa é 'burra' ou 'inteligente', porque cada um de nós vivemos de uma maneira diferente, ou seja, cada um tem suas próprias experiências. E as pessoas que às vezes as chamamos de 'burra' deveríamos ter compreensão e ajuda-la!
    "Desculpe pelo transtorno, estou em construção", bom ele quis dizer que por mais que erramos, sempre estaremos aprendendo mais e mais..
    Minha opinião: muitas vazes não sabemos sobre a vida delas, então temos um jugamento muito preciptado de como a pessoa é. Cada uma tem o seu modo de viver, sendo um diferente do outro, pessoas com as mesmas classes sociais, tem comportamentos muito diferentes, se colocassemos duas pessoas de classes sociais difernte, uma seria a 'burra', por não ter o conhecimento que o outro (inteligente) tem. Sendo assim o pre jugamento das pessoas, na maioria das vezes são errados e assim causando o tal 'preconceito' e também o 'bulling'.
    Vinicius Yukio Maiotto, 2ºEM - ENSA

    ResponderExcluir
  23. A palestra do Professor Dr. Gabriel Chalita sobre "Cidadania,Ètica e Valores" foi muito produtiva pois ele tratou de assuntos em que as pessoas tem dificuldade de assimilar que é o "ser inteligente" e o "ser burro".Muitas pessoas acham que não podem errar, mas nós sabemos que não é assim, nós temos limitações, barreiras dificeis em nossa vida mas temos que passar por elas e seguir em frente.A frase "Desculpe pelo transtorno, estou em construção" diz que todo ser humano tem seus erros, e que todos os dias nós crescemos e aprendemos na vida, que todos nós passamos por dificuldades mas sabemos também que nimguem é perfeito e que cometemos erros, e temos que saber lidar com eles e toda vez que isso acontecer conseguir levantar a cabeça e seguir em frente.

    Gabriel Garcia, 2ºEM

    ResponderExcluir
  24. Na palestra do Professor Doutor Gabriel Chalita foi abordado diversos assuntos, porém o mais importante pra mim foi a questão de uma pessoa ser “burra” (onde por inicio de conversa nem deveria existir essa comparação, entre burro e ser humano). Podemos facilmente destacar essa questão no nosso dia a dia, seja na escola, no trabalho e até mesmo no espaço familiar. Não é só por que uma pessoa não tira uma nota azul, não faz um ótimo trabalho, ou até mesmo falar algo errado, não é isso que defini uma pessoa burra, ela simplesmente tem dificuldade de se expressar, de colocar aquilo que sabe para o mundo. A frase “Desculpem o transtorno, estou em construção” dita pelo Gabriel Chalita, mostra exatamente isso que acabamos de discutir, ninguém é perfeito, e sempre estaremos em construção.

    Amanda Ribeiro Da Silva- 2º Ensino Médio

    ResponderExcluir
  25. O Professor/Doutor/Escritor/Politico Gabriel Chalita citou as práticas e hábitos que qualquer ser humano deveria ter como instinto e base para viver em sociedade, algo que todos nós ditos cujos já deveríamos ter decorado em nossas mentes e espíritos e ao qual jamais teríamos que ser lembrados em palestras como a dele. Desde a antiguidade clássica a moral e a ética são muito valorizados, o fato de nós termos colocado a falta de ética e valores como hábito no dia a dia, só mostra como a sociedade se deteriora, não acrescentarei nada a minha vida baseado nessa palestra, pois ele apenas evidenciou o básico do que é ser humano; aprender, respeitar, amar, ter ética e valores. Ele mesmo disse, "somos seres em construção", concordo com ele nesse ponto, humanos devem estar sempre aprendendo mais e arrumando novas formas de aprimorar a si mesmos e a sociedade, mas a ética,autoconhecimento, moral e os valores devem ser como os tijolos da construção, não como o revestimento, adicionado só depois e aos poucos na vida.

    Caio de Lima - 2º E.M

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente é importante ressaltar que os assuntos abordado são de extrema importância para o convívio em nossa sociedade. Atualmente, observamos que muitas pessoas se julgam por serem burras ou inteligentes fazendo comparações sem nexo nenhum. Na maioria das vezes tomamos como base os erros da pessoa, e assim julgamos ela ser burra pelo fato de errar em certo ponto/matéria ou não ter facilidade de compreender o assunto abordado. A frase que mais me chamou a atenção durante a palestra foi:"Desculpe-me pelo transtorno, mas estou em construção", essa frase exemplifica a vida social, ou seja, é normal cometermos erros pois estamos em constante movimento de aprendizagem, porém aprendemos com isso e assim crescemos.
    Não podemos julgar se determinada pessoa é burra ou não pois por muitas vezes, a mesma não tem facilidade em algo, Segundo Chalita notas boas em provas, trabalhos não é sinônimo de inteligência em outras palavras. é normal errarmos pois aprendemos cada vez mais com os erros por essa razão é necessário as desculpas pelo transtorno(mudança).

    Allan L. Lombardi -2º Ensino Médio

    ResponderExcluir
  27. Eu achei muito interessante a palestra do Doutor Gabriel Chalita, o que mais me chamou a atenção foi a persistência que ele teve, porque uma pessoa que vai do interior pra uma cidade grande tem que ter muita força de vontade, e ele tem isso, ele se esforçou para chegar aonde chegou.
    Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a frase dita por ele na palestra: "desculpe o transtorno, estou em construção" todos nós estamos sempre em construção, ao meu ver construção quer dizer mudança, estamos sempre em mudança, uma pessoa não é a mesma depois de um dia bem vivido, o dia-a-dia muda muito uma pessoa, o erro muda uma pessoa, porque como diz o ditado: "é errando que se aprende".

    Beatriz Schiavoni- 2º Ensino Médio

    ResponderExcluir
  28. Na palestra dada pelo Professor Gabriel Chalita alguns assuntos muito importantes foram abordados, como o de ser 'burro' ou de ser 'inteligente', não podemos julgar uma pessoa pelo o que ela é na escola, pois ela pode estar dando o máximo de si, e não possuir a facilidade que algumas outras pessoas possuem para tirar boas notas.
    Pois até mesmo a frase 'principal' da palestra dizia : 'desculpe o transtorno, estou em construção' isso quer dizer que, ainda estamos na adolescência, a principal parte da nossa 'construção', pois não é a única, sempre estamos em construção, cada dia mais aprendendo alguma coisa nova, nunca pararemos nossa 'construção'.

    Matheus Kuaye 2ºEnsino Médio

    ResponderExcluir
  29. O Chalita argumentou sobre pessoas inteligentes, ele falou que as pessoas têm que ter persistência em estudo, trabalhos, em tudo o que elas querem conquistar, porque sem persistência não se consegue nada! Mas foi muito importante ele entra na questão de pessoas mais e menos inteligentes. Outra questão abordada pelo Chalita,foi que os pais tinha que ensinar seus filhos a serem hulmides, é muito importante que a pessoa aprenda com seus pais a serem hulmides, mas não basta seu pais somente falar a como ser hulmide e não dar exemplo seus pais tem que ensinar na pratica também porque é fácil somente dar a teoria e não ensinar nada na pratica, que para se ensinar mesmo só na base da pratica porque teoria é muito pouco. Ele quis mostrar também que hoje em dia é normal a pessoa errar e não pedir desculpa, e disse que para viver em relacionamento com o mundo, com as pessoas é um ato de educação pedir desculpa.
    Agente vive para ganhar experiência, o mundo ensina aprende quem quer.

    Felipe Araujo Pinto, 11 - 2° ENSINO MÉDIO

    ResponderExcluir