quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TRABALHO PARA O 2º EM

ENCLAVES FORTIFICADOS

Os condomínios fechados são a versão residencial de uma categoria mais ampla de novos empreendimentos urbanos que chamo de enclaves fortificados. Eles estão mudando consideravelmente a maneira como as pessoas das classes média e alta vivem, consomem, trabalham e gastam seu tempo de lazer. Eles estão mudando o panorama da cidade, seu padrão de segregação espacial e o caráter do espaço público e das interações públicas entre as classes. Os enclaves fortificados incluem conjuntos de escritórios, shopping centers, e cada vez mais outros espaços que têm sido adaptados para se conformarem a esse modelo, como escolas, hospitais, centros de lazer e parques temáticos. Todos os tipos de enclaves fortificados partilham algumas características básicas. São propriedade privada para uso coletivo e enfatizam o valor do que é privado e restrito ao mesmo tempo que desvalorizam o que é público e aberto na cidade. São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos. São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 2000, pgs. 258-259.

Com relação ao texto acima, destaque um ponto que evidencie o fenômeno social analisado pela autora e escreva um pequeno texto que discuta suas consequências: (VALOR: 2,0)

Atenção: Procure dar uma resposta bem elaborada, escrita sem erros gramaticais ou de digitação. Não se esqueça de colocar seu nome. O texto deve ser postado até 5ª feira, dia 28/02/13.

35 comentários:

  1. EXEMPLO:

    Ponto destacado: "estão mudando o panorama da cidade"

    O medo da violência, a insegurança evidenciada pela mídia, as estatísticas crescentes de assaltos e sequestros tem mudado significativamente os negócios do mundo imobiliário que..............

    (pessoal, perceberam que a primeira parte foi identificar um ponto tratado pelo autora e que será posteriormente discutido através do seu texto).

    ResponderExcluir
  2. Ponto destacado: "Os enclaves fortificados incluem conjuntos shopping centers"

    O ponto em que o homem chega para mostrar para a sociedade que o consumo do dia a dia fica cada vez mais importante do que a economia que se pode fazer, shopping centers são criados para divertir as pessoas fazer com que o seu momento de lazer fique melhor, para que você possa realizar suas comprar com calma e segurança, mas também eles são feitos para realizarem outra função, fazer com que seus consumidores gastem seu suado dinheiro em várias coisas como (cinema,comida,roupas e várias outras coisas), logico que como eu disse ele nos traz vários confortos mas a pergunta é:Será que todo esse conforto e segurança vale o dinheiro por qual nós pagamos? uma coisa para ser pensada, um conforto tão caro será que é mesmo tão necessário, o dinheiro que gastamos com isso não pode ser revertido em outra coisa mais beneficente, vários parques e monumentos públicos que não se gasta nada para se visitar ou se é pago algo o valor é mínimo, séria bem melhor do que ficar dentro de um shopping com ar condicionado e trancado ou em um parque com ar puro e aberto onde podemos visualizar a natureza. Por esses motivos escolhi esta parte do texto, pois acho que são pontos que o homem não enxerga na realidade de hoje.

    Nome: Gustavo Bernardo de Oliveira
    2 Ensino Médio
    Número: 13

    ResponderExcluir
  3. Ponto destacado "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente."

    A sociedade, o aumento da criminalidade e a nova forma de pensar exigiram que as pessoas se refugiassem de várias situações do dia a dia, que vai de sair pelo portão a viagens de transporte público.
    Analisando as residências e áreas de lazer de pelo menos 30 anos atrás, percebemos como o perfil desses espaços foram modificados e adaptados para a sociedade atual.
    Nesse passado não tão distante há a ausência de muros altos, grades, câmeras e cadeados. E o que isso quer dizer? Significa que se fez necessário o uso de equipamentos para garantir a segurança desses locais.
    As possíveis vítimas se sentiram protegidas e viram que esses meios podiam preservar todos os seus bens, tanto pessoais quanto financeiros. Garantiam a segurança das casas, dos estabelecimentos, das crianças, das jóias.
    Certamente foi positivo visto que sem esse preparo ficaríamos expostos à criminalidade. Mas até que ponto essa precaução é conveniente?
    Nossos filhos trocaram as brincadeiras de rua, antes tão prazerosas, pelos videogames e computadores. Os jovens se tornaram adultos precocemente. E os adultos, mais aborrecidos.
    Através desses enclaves fortificados nos tornamos pessoas individualistas e principalmente, um pouco mais solitárias. Nos condomínios cheios de seguranças, não é possível notar vida alegre e aproveitada. As áreas de lazer, que antes eram abertas, passaram a ser menos utilizadas. O entretenimento da atualidade são os espaços fechados, onde as pessoas não se conhecem. E também não tem a intenção de fazê-lo.
    E mesmo com todos esses pontos negativos, não podemos garantir nossa total segurança e isso nos mostra o quão submissos somos em relação às atrocidades. As estatísticas nos mostram o aumento de crimes praticados em locais, considerados "enclaves fortificados". Afinal, é vantajoso ficarmos trancafiados enquanto há tanto vida pura e fresca fora das nossas grades?

    Amanda Oshiro Eufrásio nº01
    2 EM

    ResponderExcluir
  4. "Eles estão mudando [...] o caráter do espaço público e das interações públicas entre as classes."

    As mudanças relacionadas ao "caráter do espaço público" na verdade são de origem do olhar daqueles que vivem fora dos devidos espaços, pois nada tem realmente a ver com o verdadeiro caráter das classes, mas sim como as julgamos.

    Direcionamos nossos olhares preconceituosos em direção à pessoas de pura inocência acreditando firmemente em uma realidade que possui uma dimensão muito menor do que a que o nosso medo nos faz enxergar. Esse medo é causado principalmente pela mídia, que de certo modo “suja” a imagem das classes mais baixas, generalizando em seu julgamento sobre a infração de crimes diversos.

    Com isso, as interações entre as classes se torna quase distinta, já que o medo faz com que uns se afastem dos outros cheios de pré-julgamentos e desconfiança. Esse medo é o mal que faz com que nas ruas muitos te olhem como uma espécie de ameaça dependendo da forma como você se comporta ou se veste; é o que faz do seu estilo ou origem um rótulo.

    Infelizmente, muitos não possuem informação/conhecimento o suficiente para saber que há talvez mais chance de encontrar esperança em um morro do que em um edifício de “primeira classe”. Está na hora de pararmos de julgar a grandeza de um ser por sua aparência em geral. Afinal, o “cara” que um dia poderia ter descoberto a cura do Câncer pode ser aquele mendigo que estava ao seu lado na calçada o qual você se recusou a olhar por tamanha ignorância.
    Tudo bem prezar a segurança, contanto que não mate aos poucos o que nos resta de humanidade.

    Ilustração para enriquecimento do trabalho: http://24.media.tumblr.com/tumblr_m6k4vlsXQQ1qiojubo1_500.jpg

    Tainá Moschini Lacerda nº34 - 2 EM

    ResponderExcluir
  5. Ponto destacado:"Os enclaves fortificados incluem conjuntos de escritórios, shopping centers, e cada vez mais outros espaços que têm sido adaptados para se conformarem a esse modelo..."
    Esses condomínios estão direcionados as pessoas de classe média a alta, com o principal objetivo em manter a segurança, um aspecto que hoje em dia está sendo visado cada vez mais, as pessoas pensam em adquirir esses "enclaves" para dar um tipo de vida mais segura para suas família, hoje em dia certos condomínios são construídos de um tamanho tão exagerado que podem ser comparados á uma cidade no meu ponto de vista, pois as pessoas não precisam sair do condomínio para fazer nada; tudo que precisam tem no condomínio.
    Em minha opinião essa segurança excessiva afeta as pessoas, principalmente as crianças, pois eu acredito que estas crianças irão se relacionar somente com certas pessoas, pois sair do condomínio não é estritamente necessário, elas têm onde estudar, tem sua área de lazer, até mesmo como o texto fala em certos condomínios o espaço é tão excessivo que á um shopping dentro do condomínio; é praticamente uma cidade dentro de outra; e eu acho que isso não é muito bom, eu acredito que se pode comparar isso com uma "bolha", pois a pessoa irá viver no seu mundinho e o relacionamento com as pessoas de fora será mais complicado.


    Renan Dias Pereira Luiz nº29 - 2ºEM

    ResponderExcluir
  6. Ponto destacado "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente"

    Com a criminalidade aumentando as pessoas tem medo de por o lixo na rua, um ato que é muito comum no nosso dia a dia, ou até mesmo pegar algum transporte publico. Com isso acrescentamos métodos de segurança em nossas residencias, como câmeras,cercas elétricas,grades e muros enormes, ao ponto de certas casas parecerem um presidio e isso acaba nos afastando da civilização. Para evitar a criminalização as áreas de lazer passaram a ser separadas por classes sociais, que o certo seria que todos pudessem aproveitar o mesmo ambiente sem serem tratados com diferença. Algumas pessoas ficam com essa obsessão graças a mídia, que passa somente informações sobre a violência, por exemplo uma favela... Ao ouvir essa palavra já vem a mente " Nossa, vou levar uma bala perdida... ou até mesmo que vai se assaltada " e não é verdade, a maioria das pessoas de uma favela são de bom coração, mais a sociedade no sabe ver isso pois fica trancada em seu próprio mundo. Devemos mudar isso e deixar um pouco a mídia de lado para vermos o que realmente importa, claro que um pouco de segurança faz bem para todos, mais não devemos deixar o senso de lado para ver que nem todas as pessoas inferiores irão te fazer mal por não fazer parte da mesma classe social.

    Lara Navarro Alvim nº19 2EM

    ResponderExcluir
  7. Ponto destacado : “São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos.”

    Houve uma certa mudança em relação ao pensamento da sociedade , pessoas estão sendo vencidas pelo medo da violência e com isso houve um crescimento de enclaves fortificados. Pessoas estão criando diferentes espaços, onde há diferentes grupos sociais mas que estão separados por muros, grades ,câmeras ,ou seja ,tecnologias de segurança ,barreiras , são espaços privatizados, fechados e monitorados . Isso gera um a ausência de circulação nas ruas fortalecendo o individualismo, o isolamento e a perda de lazer como a liberdade de brincar na rua, isso esta sendo substituído pelos novos mecanismos da tecnologia como computadores, televisões, e videogames.
    A sociedade encara os enclaves fortificados como uma nova alternativa para prevenção de crimes, e a busca para essa segurança moderna é mais procurada pelas classes média e alta, isso mostra que essas classes sociais não estão preparadas para lidar com a diferença , que muitas vezes procuram um shopping para se afastarem da pobreza. Com o medo dessas pessoas faz com que elas evitem sair na rua , reforçando a discriminação , preconceito de classe e raça, fazendo com que tenham uma visão cada vez mais diferenciada e negativa para as classes mais pobres .


    Karoline Lika Matuguma nº17 2EM

    ResponderExcluir
  8. Ponto destacado: “Outros espaços que têm sido adaptados para se conformarem a nesse modelo, como escolas .“
    A sociedade muitas vezes não percebe que seus “enclaves” atingem os jovens, que são o “futuro do mundo”, eles começam mudar a imagem do jovem, as escolas que deveriam ser lugar de aprendizagem e liberdade, acabam se tornando prisões.
    Tanto escolas, públicas, quanto privadas tem alta segurança, grades, algumas chegam até a ter segurança, e muita vezes isso não e o suficiente, os alunos são assaltados na porta das escolas ou nos arredores, muitos são feridos e até mortos, e cada vez o lugar que nos deveríamos nos sentir seguros acabamos nos sentindo com medo.
    O jovem tem que começar a se preocupar com coisas que antes não era tão necessário, uma coisa com ir para a escola acabou se tornando um medo, e talvez um trauma, por conta da violência.
    E dentro da instituição de ensino o aluno não e o único a sentir medo, o professor, até mesmo a faxineira, tem essa precaução.
    E não vemos isso só mente na escola, mas em outros lugares, como hospitais, mercados e vários lugares que deveríamos ir para relaxar não temos a segurança que queremos, e as enclaves fortificantes são cada vez mais frequentes, cada vez mais grades, até a hora que sociedade acordar.

    Nome : Gabriel Tagliatti
    Seire : 2º EM A
    Nº: 09

    ResponderExcluir
  9. "Eles estão mudando o panorama da cidade, seu padrão de segregação espacial e o caráter do espaço público e das interações públicas entre as classes..."

    Os "enclaves fortificados",que são criados pelas classes mais altas da sociedade, estão cada vez mais distanciando as classes mais pobres da população, criando barreiras de desigualdade entre o povo,e também fazendo com que o pobre se pareça cada vez mais não civilizado.

    Henrique Molina de Azevedo nº14 2ºEM

    ResponderExcluir
  10. "São propriedade privada para uso coletivo e enfatizam o valor do que é privado e restrito ao mesmo tempo que desvalorizam o que é público e aberto na cidade."
    Com a leitura do texto e uma análise da vida cotidiana, das notícias que vemos e lemos todos os dias e da convivência, percebemos que as enclaves fortificadas foram a forma que as pessoas acharam de se sentirem mais seguras. Há questões de preconceito mas com certeza tudo isso não teria sequer começado se a criminalidade fosse tão influente e comum. Até mesmo estando entre muros na sua própria casa não estás seguro. Ainda sim corre risco de ocorrer algum susto. O ser humano busca em primeiro lugar, a segurança de seus bens e de si mesmo. E é dessa forma que eles a acham. Claro que nos isola e nos impossibilita de acreditar mais ainda que possa haver um mundo melhor e mais educado, respeitoso.. porém a realidade que vivemos, de alguma forma nos pede pra vivermos dessa forma. Além de desenvolver em cada um, o sentimento de desprezo, esse isolamento nos torna mais presos ao mundo de fácil acesso como internet, video games, onde tudo é mais fácil e está sob seu controle, certo? Todos sabemos o quanto o ser humano gosta do prazer de estar sob controle. Quem não tem acesso a esses luxos de segurança, se vê na situação de vulnerável e se afasta ainda mais de uma possível igualdade. O mundo nos oferece tudo que precisamos para viver bem e "fechado" entre grades; nos oferece toda a estrutura superficial de que precisamos. Mas não nos tira a sensação de insegurança, de sentir-se preso as paredes de onde mora, sensação de medo. Todas as consequências disso, são interiores. A dor que carregamos na alma, sejamos ricos ou pobres, de sentir-se distante de uma liberdade que hoje, raramente podemos apreciar. O mundo está cada vez mais individualista e introspectivo, e isso só tende a aumentar.

    Escolhi uma música da Legião Urbana para terminar, que fala um pouco desses sentimentos. Dou evidência aos trechos:

    "Quem me dera ao menos uma vez explicar o que ninguém consegue entender, que o que aconteceu ainda está por vir e o futuro não é mais como era antigamente. Quem me dera ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante, fala demais por não ter nada a dizer. Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante, mas nos deram espelhos e VIMOS UM MUNDO DOENTE."

    Acesso à música: http://www.youtube.com/watch?v=cqNMK-6yVLM

    Sthephanny Fabrete nº32
    2º EM A

    ResponderExcluir
  11. Ponto destacado: "São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos."

    Antigamente brincar nas ruas,ficar até tarde na porta de suas casas conversando,ter muros baixos,muitas vezes sem portões,era normal,já que a violência era muito menor. Mas nos dias de hoje com o aumento da criminalidade,a população está se protegendo,com o objetivo de ter privacidade e segurança, houve um aumento dos enclaves fortificados, que são condomínios fechados,esse tipo de moradia torna-se cada vez mais comum e sofisticada,um símbolo de status de ostentação de riqueza e poder,mas com isso estão se isolando,para evitar roubos e assaltos,as residencias começam a ter muros altos,grades, câmeras,segurança privada,entre outras coisas.
    Os enclaves fortificados são uma nova forma para a proteção da população de classe media e alta contra a violência que ocorre nos grandes centros urbanos,e isso deixa mais explicita a diferença de classes já que muitas pessoas preferem ir ao shopping,a um teatro,do que saírem para caminhar pelo seu próprio bairro com medo de serem assaltadas,e faz com que a discriminação de classes seja ainda maior.


    Matheus Mauzer Casari Biffe n°25 2°EM

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. "São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos"

    Esses muros mostram como o homem de classe alta,está distanciando cada vez mais as classes pobres da sociedade,criando desigualdade.
    E muitas vezes esses muros são criados,por medo,pelo número de assaltos acontecendo nas grandes cidades.

    Matheus Pinheiro Gallego Mendes nº26 2ºEM

    ResponderExcluir
  14. "São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos."
    Na sociedade em que vivemos fomos conduzidos a nos isolarmos para nossa própria "segurança", os prédios, casas e edifícios possuem câmeras de segurança e grades para proteger o cidadão, e dessa forma, sem perceber perdemos nossa liberdade e vivemos de forma que temos que seguir a conduta de cidadão perfeito, excluindo também a classe mais baixa que vive de forma diferente da nossa. Qualquer tipo de espaço aberto e público é desvalorizado.
    Parte dessa culpa pode ser direcionada a mídia, pois nos jornais e novelas demonstram como deve ser uma sociedade perfeita e bem organizada, como devemos agir e se comportar diante das situações e diante das pessoas de diferentes classes sociais, mostram a maior parte da criminalidade na favela deixando a maioria das pessoas assustadas e com um olhar preconceituoso, se esquecendo que muitos dos criminosos estão direcionando nosso país, por exemplo.
    Devemos aprender a enxergar a sociedade apenas como um todo, pessoas de classe alta, média ou baixa que podem viver livremente e ter sua liberdade de expressão da forma que acharem adequado. Os enclaves fortificados podem aparentar ajudar na segurança, mas na verdade distancia as classes sociais uma das outras, se tornando verdadeiro muros entre nós.

    Cintia Freitas
    2ºEM A

    ResponderExcluir
  15. Ponto destacado: São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente.

    Os enclaves fortificados são uma maneira de proteção para algumas pessoas.A solução encontrada por estas pessoas é se manter dentro de suas casas ou apartamentos, dentro das casas eles pensam que estão totalmente seguros porém muitas vezes correm os mesmos riscos que se estivessem nas ruas.
    A sociedade media alta muitas vezes descriminam os mais pobres, apenas pelo fato deles não terem a mesmas condições de vida.É pelo simples fato de morarem em comunidades carentes são vistos com muita negatividade e muitas vezes são julgados culpados por crimes não cometidos.Isso gera muito preconceito tanto nas raças.
    Desse modo, quando os moradores ricos vivem em enclaves, um simples cruzar de muros passa a ser uma atividade policiada, na qual os sinais de classe são reveladores de níveis de suspeita.


    Isabela Beatriz Gonçalves Fracaro nº15 2EM

    ResponderExcluir
  16. "Propriedade privada para uso coletivo e enfatizam o valor do que é privado e restrito."
    Grandes condomínios são construídos todos os dias, com enormes muros e muitas câmeras de segurança vigiando o lugar. Para entrar nesses condomínios eles fazem uma ficha completa sua com nome, foto, RG, CPF e o que você foi fazer lá e algumas vezes você anda sempre acompanhado de uma segurança do prédio. Mas, será que todo esse esquema de segurança garante que o lugar é totalmente protegido e que nada vai acontecer lá, não. A maioria de roubo em apartamentos acontece bem nesses locais mais protegidos, pois geralmente os criminosos já conhecem o esquema de segurança do local o que facilita a entrada deste no local.
    Isso nos faz lembrar que nem todos os criminosos vivem em comunidades carentes e que não tem uma boa educação, muitas pessoas que lá vivem são trabalhadores honestos que lutam todos os dias para tentar melhorar de vida. Sim, existem os criminosos, eles que fazem a “fama” das favelas, essas pessoas às vezes não tiveram tanta garra para tentar ser um trabalhador honesto e preferiram viver do que eles julgam ser mais fácil e mais proveitoso, pois a resposta desse trabalho é imediata. Existem os criminosos da classe alta, eles são ricos, tem tudo a fácil acesso, tudo para eles é simples e não existe a possibilidade de não acontecer. Quando algo ou alguma coisa da errado como, o pai não libera mais a mesada do filho e o manda trabalha, indignado o filho precisa reverter essa situação, pois ele não aceita o fato de que o pai está negando algo para ele, algo que nunca havia acontecido antes e o que ele faz? Vai trabalhar e ganhar o próprio dinheiro? Não, ele acha uma maneira mais fácil, encomenda o sequestro da mãe ou do pai, ou de algum membro da família ou em situações mais drásticas o filho pode até mesmo encomendar a própria morte dos pais para ficar com a herança. Claro que eles não pensam nas consequências que isso pode acarretar, ficam cegos por sua vontade e esquecem que mais dia ou menos dia a verdade virá.
    Portanto, não devemos julgar as pessoas por sua aparência e nem pelo lugar onde moram, pois vimos que um trabalhador honesto pode morar em uma favela e um criminoso muito perigoso pode morar nas regiões mais ricas do país. Todos somos influenciados pelos acontecimentos da vida e cabe a nós seguirmos o caminho correto.

    Ana Paula Ferreira Orenha nº02
    2ºEM

    ResponderExcluir
  17. Ponto destacado : "Eles estão mudando consideravelmente a maneira como as pessoas das classes média e alta vivem"

    O enclave fortificado permite uma segurança, porém no nosso país isto é necessário, por causa do índice de criminalidade que é muito alto, isso causa medo no cidadão, fazendo com que procure por empresas de segurança e instale uma clave fortificado, ou seja, pode ser uma grade, um sistema de alarme, câmeras de segurança e algumas pessoas também contratam até segurança particular para vigiar seu imóvel ou um filho. As pessoas de classe alta, estão com medo, por isso compram e contratam pessoas para ter sua segurança e isto faz com que tenha muita desigualdade social, ou seja, ruim para o nosso país.


    Nome: Victor Settanni Prado Número: 38 Série: 2° EM

    ResponderExcluir
  18. ponto destacado:"Eles estão mudando consideravelmente a maneira como as pessoas das classes média e alta vivem, consomem, trabalham e gastam seu tempo de lazer." .

    Com o índice de criminalidade muito alto as pessoas tentam fazer com que sua casa, seu condomínio, ou qualquer outro estabelecimento vire um enclave fortificado, para que não seja roubado ou furtado. Com este certo medo a população começou à chegar na sua casa mais cedo para que corra menos riscos de poder serem assaltadas, podendo gerar até uma morte. Seus momentos de lazer também mudaram bastante, muitos estão evitando os locais públicos, com medo de poderem ser assaltados, e com isso os shoppings ( enclave fortificado), estão cada vez mais cheios.


    Guilherme Fermiano Prada
    N°: 11 2º E.M

    ResponderExcluir
  19. ponto destacado: "Os enclaves fortificados incluem conjuntos de escritórios, shopping centers, e cada vez mais outros espaços que têm sido adaptados para se conformarem a esse modelo."

    Atualmente é alto o índice de criminalidade no lugar em que nós vivemos. Todos os dias nos deparamos com os noticiários evidenciando crimes como assaltos, sequestros, furtos, e tudo por um pouco de dinheiro ou por um telefone celular.

    As pessoas se vendo como reféns de um medo, ficam sem sair de casa optando a viver as custas de "estabelecimentos" dentro do seu próprio condomínio, tais como, farmácias, mini shoppings centers, sapataria, lavanderia, e até mesmo em condomínios mais luxuosos e espaçosos acabam contando com escolas.

    Cada vez mais as pessoas estão se trancando em seu condomínio, tendo como diversão a área de lazer do seu prédio. Algo que antes era tão prazeroso tanto para adultos, idosos e crianças, como ficar numa praça brincando ou conversando, hoje pode se tornar risco.

    Mas o que muitos não entendem é que isso não se torna bom para ninguém, estão todos começando a viver no seu próprio mundinho industrializado se tornando cada vez mais individualista, sem ter um verdadeiro prazer sobre as coisas do mundo. Sendo que em várias vezes podemos observar que os seguranças, as traves, e as grades tendem vir a falhar, colocando em risco aqueles que se dizem se sentir seguros por morarem em condomínios trancados a sete chaves.

    ResponderExcluir
  20. "São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos."

    MEDO é a palavra para expressar o sentimento da sociedade, por causa dos assaltos, sequestros, abusos, trotes e etc.
    As crianças de hoje em dia não sabem o que é uma brincadeira na rua, apenas sabem mexer no computador e jogar videogames, a maioria dos amigos são da internet, que nem sempre são confiáveis e as vezes pode até ser um pedófilo.
    O resultado de tudo isso é o medo, e com isso as pessoas optam por apartamentos e condomínios fechados, ou então colocam grades, muros altos, câmeras, portões automáticos, alarmes, cercas elétrica e etc, mas nem sempre adiantam.
    Mesmo com tudo isso, vários assaltos acontecem em casas protegidas, por isso, fique atento.

    Nome: Éllen Maresi Rodrigues, Nº08, 2ºEM

    ResponderExcluir
  21. "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente."

    Esse trecho destaca extamente o fator principal da existência de condomínios fechados, os condôminos tem medo de mostrar publicamente seus bens e costumes pelo fato da violência e da privacidade, sendo a violência a maior razão, porém muitas vezes esses condomínios, paredes, fiscalização e identificação de visitantes não são suficientes para barrar as ações criminosas, pelo contrário esses conjuntos residenciais chamam mais atenção e tem maior chance de serem visados para a criminalidade.

    Lucas Piatniczka Iglesia N°23 2°E.m

    ResponderExcluir
  22. Ponto destacado: "São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios"

    Hoje em dia as coisas não são mais como antigamente, pois antes as pessoas moravam todas em casas e sem muros, cercas e tudo mais, porque antes nao havia a violencia que tem hoje. As as pessoas de hoje preferem muito mais morar em um condominio de predios ou de casa por causa da seguranca que ele fornece. Hoje raramente se encontram pessoas que prefiram casas. E esse medo que as pessoas tem levam elas cercas suas casas com muros, cercas, cerca eletrica e outras coisas. E isso esta acabando com a publicidade das coisas pois quanto mais voce se fecha em seu mundo menos voce sabe do que ocorre fora e os de fora sabem menos de voce.

    Mateus MIranda 2° EM

    ResponderExcluir
  23. Ponto destacado : "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente."

    Pessoas de classes mais nobres, na maioria das vezes , preferem morar em lugares mais privados e fechados, pois preferem não mostrar seus bens materias explicitamente devido aos roubos , violência alheia , etc...Também por motivos de segurança principalmente.
    Pessoas que pertencem a uma classe social mais elevada podem correr o risco de ser assaltadas morando em casas sem monitoramento ou outro tipo de material de segurança que á possa alertar quando haver um assalto ou alguma coisa do gênero. Por esses motivos preferem morar em condomínios fechados .

    ResponderExcluir
  24. Ponto destacado: "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente."

    A falta de investimento em áreas de lazer publicas aliadas a medidas que garantem cada vez mais a segurança. Fazem com que as famílias de classe média e alta invistam cada vez mais no isolamento.
    Em alguns casos ainda, há condomínios que investem em áreas de lazer privadas. Este novo medo, não muda a situação de isolamento de crianças e adolescentes que hoje se deparam com uma realidade, compartilhar suas brincadeiras com a televisão e computadores. Pois cada vez mais tem suas vistas fechadas para problemas sociais com a desculpa pelos seus pais de proteção a violência.

    Paulo Ricaro N°28 2°EM

    ResponderExcluir
  25. Ponto destacado: "Eles estão mudando o panorama da cidade, [...] e das interações públicas entre as classes."

    Quanto mais criminalidade temos, mais as pessoas irão se proteger, porém essa proteção (enclave fortificado) traz a exclusão, o individualismo, então se perde a interação com as classes que já pouco existe, por causa desse preconceito contra as favelas, o povo pobre.
    Muitos lugares públicos estão já direcionados a um certo tipo de classe social e, se é "desrespeitada a regra" as pessoas ficam encarando, e isso não é uma atitude certa, sendo que vivemos num mundo que existe pessoas de todas as etnias, de todas as classes sociais.
    Portanto, por um lado os enclaves fortificados são bons, para a segurança, mas para a interação social é péssimo.
    " Quando morrermos o que restará será a caveira, que é o simbolo do não preconceito, pois nela não há a diferença."

    Izadora de Freitas 2° EM n°16

    ResponderExcluir
  26. Ponto destacado "São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente" 

    Com a falta de segurança no espaço em que vivemos estamos nos isolando cada vez mais, dentro de locais fechados e demarcados. 
    O medo de andar pelas ruas nos assombra, pois corremos riscos a todo momento.
    O alto índice de criminalidade nos leva ao isolamento através de muros, grades, monitoramentos,condomínios, sem perceber 
    pouco a pouco estamos perdendo nossa liberdade de andar nas ruas. 
    Ao invés de bandidos estarem presos quem estão presos somos nós.
    O individualismo parece ser a palavra chave desta nossa geração devido a estes "isolamentos".
     Tem um trecho de uma musica do Rappa que evidencia esta situação.
     "As grades do condomínio
    São prá trazer proteção
    Mas também trazem a dúvida
    Se é você que tá nessa prisão"   
    O medo da violência é constantemente mencionado por diferentes 
    grupos sociais, principalmente a elite econômica, para justificar novas 
    tecnologias de exclusão social e a o abandono de bairros tradicionais da 
    cidade. A ameaça normalmente reside em outros grupos sociais,
    marginalizados por critérios étnicos e de renda, fazendo circular uma ampla 
    gama de estereótipos.
    Os grupos que se sentem ameaçados constroem enclaves fortificados
    para sua residência, trabalho, lazer e consumo. Nesses espaços há a 
    possibilidade da convivência com pessoas da mesma classe social, longe das 
    interações indesejadas, do perigo e imprevisibilidade das ruas e dos espaços 
    públicos. Portanto, devemos procurar um equilíbrio, segurança é bom, mas excessiva pode ser prejudicial para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  27. Ponto destacado:"São fisicamente demarcados e isolados por muros, grades, espaços vazios e detalhes arquitetônicos."
    As pessoas de classe média e alta estão cada vez mais tentando proteger onde moram por medo de outras pessoas,fazendo assim com que pareça que as ruas são perigosas e que a melhor maneira para não estar em perigo é indo a lugares com muros,grades,etc.Então ficam cada vez menos indo passear em lugares abertos com medo do perigo,estão somente indo a lugares fechados como por exemplo o shopping,parques temáticos,etc.

    Nome:Rodrigo Milani Brazão nº:30 2ºEM

    ResponderExcluir
  28. Ponto destacado : " Todos os tipos de enclaves fortificados partilham algumas características básicas. "

    Os enclaves fortificados estão seguindo um padrão , casas totalmente fechadas , com grades , cercas elétrica , muros altos , etc. Isso prejudica o convívio entre as pessoas , que ficam mais tempo presas em casa , sem se relacionar com as outras pessoas , sendo assim individualista . não conseguindo se relacionar com a sociedade , assim despreparada para enfrentar o mundo do trabalho e convívio em sociedade.

    Victor Chinelato
    36
    2 Ensino Medio

    ResponderExcluir
  29. Ponto destacado: São voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente.
    Hoje em dia, geralmente, os condominios fechados sao para classes mais altas(média e alta) e como fala no ponto destacado: "cuja vida pública rejeitam explicitamente " da para perceber que hoje em dia há uma diversidade muito grande, uma desigualdade muito grande,se você é o neymar nem pega fila, se você é um zé ninguém, você fica 2 horas na fila ..Nem todos os ricos se acham melhores que todos, mas uma boa parte sim .. E isso é ridicúlo . Todos são "iguais" e tem os mesmo direitos, não é só porque você tem uma ferrari que você é melhor do que quem tem um fusca, você tem que ser humilde, não importa se é rico ou pobre, trate todo mundo como gostaria de ser tratado. A sociedade em geral, devia pensar mais em conjunto, ajudar uns aos outros e acabar com a desigualdade(coisa dificil, porém, não é impossivel).

    ResponderExcluir
  30. " São propriedade privada para uso coletivo e enfatizam o valor do que é privado e restrito ao mesmo tempo que desvalorizam o que é público e aberto na cidade."
    Hoje em dia, vivemos em um período onde o medo domina a população. devido ao grande aumento da violência, as pessoas tem vivido cada vez mais cercadas de grades e muros, muitas vezes separadas por classes sociais. Crianças vão crescer sem saber o que é brincar na rua, vizinhos serão desconhecidos, e a forma mais comum das pessoas se comunicarem é a internet! Assim criando uma sociedade cada vez mais individualista e solitária , onde o que predomina é a ganância. O respeito, a educação.. os bons modos estão sendo esquecidos.
    Pobre é favelado, negro é marginal, a população em si é divida pela sua classe social, sendo o mais importante os seus status na sociedade! Mas pobre não é sinônimo de favelado e negro não é sinônimo de marginal, no fundo somos todos iguais, sendo ricos ou pobres a chance de ser uma pessoa de caráter e sem caráter são as mesmas. Isso depende de cada um !
    Larissa Paula Faria Pires
    Numero 20

    ResponderExcluir
  31. Ponto destacado: "Os enclaves fortificados incluem conjuntos de escritórios, shopping centers, ...escolas, hospitais, centros de lazer e parques temáticos."

    Nos dias atuais, principalmente nas cidades do interior de São Paulo, mini-cidades são construídos, por causa da violência que anda aumentando de anos em anos, esses condomínios são cada vez mais construídos e melhorados com a segurança.

    As pessoas sentem "medo" da hora que saem de suas casas até a hora de dormir, por causa de assaltos, ameaças, sequestro e etc. Por isso as construções de mini-cidades nas cidades do interior, com muros altos, câmeras, seguranças que andam dentro do condomínio durante o dia/noite e cercas elétricas, podem não ser totalmente seguros porem transmitem segurança e tranquilidade, ter praticamente tudo de uma cidade perigosa, dentro de seu condomínio, porem com mais segurança.

    Essas mini-cidades vão continuar à crescer cada vez mais, não por você querer se excluir da sociedade, mas sim por falta de segurança, do grande índice de violência, impossibilitando assim a sua vivência em uma casa de "rua", mas trazendo uma opção de vida nova, uma qualidade de vida mais segura.

    Nome: Tadashi Kuroki de Lima nº33 2º E.M.

    ResponderExcluir
  32. Ponto destacado : são voltados para o interior e não em direção à rua, cuja vida pública rejeitam explicitamente

    Hoje em dia a segurança publica esta deixando à desejar. O que nos leva a recorrer a outros meios para nos proteger da criminalidade, com isso acabamos nos isolando da sociedade. Por exemplo a maioria dos condomínios habitacionais que estão sendo construídos recentemente a maioria já tem comércio dentro deles, para q as pessoas corram menos riscos e para a facilidade de compra. Alem disso são usados meios como : monitoramento , cercas elétricas, muros altos, alarmes entre outros... Tudo para garantir a nossa segurança.
    Porém acabamos sem perceber que com isso nós nos isolamos e não os criminosos.E o medo de irmos às ruas se torna cada vez mais constantes

    Nome: Thais C. Batista
    Nº 35 2ºEM

    ResponderExcluir