segunda-feira, 5 de março de 2012

Atividade sobre a Palestra "Cidadania, Ética e Valores" (1º ano do Ensino Médio)


A palestra “Cidadania, Ética e Valores”, proferida pelo Profº Dr. Gabriel Chalita contemplou aspectos significativos sobre a importância do conhecimento, da sabedoria, do respeito e da cidadania. Em uma de suas falas referiu-se ao fato de sermos seres em permanente construção e que “a sabedoria vem da humildade que temos em aprender com as outras pessoas”.
Sendo assim, quais são as posturas essenciais para você tornar isso uma realidade em sua vida?

44 comentários:

  1. Pessoal,
    Não se esqueçam que esta atividade vale 10, deve ser postada até o último minuto do dia 11/03/2012.
    Caprichem no texto, usando a norma culta da Língua Portuguesa (o uso de "internetês" não vale).
    Estou ansiosa para conhecer o potencial do 1º ano do Ensino Médio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como postura devemos usar os recursos ao nosso alcance para fazermos tudo que estiver a nossa altura para podermos melhorar a sociedade, tendo consciência do que é certo e melhor para você e todos ao seu redor e o que é errado, sendo assim um exemplo de cidadania.
      Tendo como ponto de partida a Ética que é um dos valores mais importantes em uma sociedade, pois tendo ética se desenvolve o respeito, tendo como consequência a melhora na convivência social.

      Lucas Piatniczka Iglesia 1° Em A N°: 16

      Excluir
  2. Acredito que o primeiro passo é todo o conhecimento obtido ao longo dos anos de vivencia, tanto escolar, quanto social, seja repassado aos demais, e que você tambem possa obter esse conhecimento das demais pessoas á sua volta. Outro fator importante seria eliminar a competitividade, tentar ser o melhor que puder, e não melhor que os outros puderem. Isso, caso alcançado, elimina a possibilidade de se tornar arrogância por parte de uma sabedoria mais completa do que a de uma pessoa próxima á você.

    -Guilherme Tramontano - 1º E.M.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cidadania, Ética são valores muito importantes, para quem deseja uma sociedade melhor, acredito eu que todos nos tenhamos que desejar isso, que nosso pais seja um excelente pais em todos os aspectos.
    Não basta a pessoa dizer: Eu não faço mal para ninguem. Embora tambem esta pessoa não faz o bem, temos que ter esse pensamento de ajudar ao próximo, existem pessoas que não pensam assim, só pensam no seu proprio umbigo em si mesmo, tornando assim em minha visão pessoas arrogantes temos que acabar com esse pensamento ruim. Todos temos que ajudar ao proximo, tornando assim nosso pais um pais melhor, um pais com mais Cidadania, Ética.

    ResponderExcluir
  5. A prática da ética, cidadania e respeito com os demais em nossas vidas é uma tarefa que vez ou outra nos esquecemos de praticar, mas é o primeiro passo para boa convivência e harmonia. São considerados valores que normalmente adquirimos em nossas casas, com os nossos familiares e que aprimoramos e desenvolvemos ao longo da nossa caminhada. Afinal, como o Gabriel Chalita mesmo disse, somos seres em construção. E que inclusive podemos aprender coisas valiosíssimas com outras pessoas e utilizar da nossa sabedoria para exercê-las e transmiti-las aos demais como ensinamento. Isso reflete no que somos e principalmente no que seremos, em relação aos cuidados de nós mesmos e da sociedade em que fazemos parte. Para alcançarmos essa postura, precisamos encarar as nossas dificuldades, estarmos abertos às novas soluções, sermos compreensíveis e aceitar que todas as pessoas possuem o direito de errar e recomeçar. Além disso, devemos assumir uma postura íntegra, justa, honesta, ter compaixão e saber perdoar sempre, tendo em vista que também somos seres errantes. E o mais importante, como cidadãos e humanos, devemos colaborar com a sociedade para que consigamos passar por cima de todos os obstáculos contando com a ajuda do próximo.

    Amanda Oshiro Eufrásio 1ºEM B

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Cidadania e ética, são valores muito importantes no mundo de hoje, mas estão em falta, pois as pessoas querem ser melhores do que todas as outras, criando a ignorância e a arrogância destruindo a humildade de cada um.Mas não é assim que devemos agir diante das do mundo, e sim agirmos com respeito, educação e darmos o nosso melhor e nao o melhor que o mundo quer, nao machucando todos para conseguir aquilo que deseja, e caso consiga alcançar seus objetivos, nao fique humilhando as pessoas a sua volta são atitudes assim que estao em falta na nossa sociedade
    Lara Navarro 1 EM A

    ResponderExcluir
  8. Hoje me dia temos vários problemas ambientais que são muito comentados na mídia, muitas pessoas falam em salvar o planeta fazendo reciclagem, diminuindo a poluição e várias outras coisas. Mas será que nós já paramos para pensar que o ser humano também precisa ser salvo, hoje muitas pessoas passam por cima das outras destroem sonhos e varias outras coisas que não as pertencem para conseguirem alcançar o seu objetivo, o ser humano acaba se tornando uma maquina que apenas vê o seu próprio objetivo não pensa se vão afetar as outras pessoas ou não a cidadania fica cada dia mais difícil o homem esta a cada dia que se passa ficando cada vez mais e mais fechado para si mesmo, ele não tem mais aquele espírito de solidariedade que fez com o que o mundo evoluísse cada vez mais, hoje esta fazendo com o que tudo o que o ser humano construiu anos e ano acabe em dias, ninguém hoje em dia é humildade todos querem aparecer, todos querem ser melhores que os outros e se destacarem cada vez mais. Quando ajudamos uma pessoa, essas determinadas pessoas que ajudou sempre quer uma recompensa algo que possa mostrar para os outros como ele é bom. Acho que devemos ser pessoas que não se preocupem em serem melhores ou piores que os outros devemos ser pessoas que fazem o bem por ele ser o melhor caminho a se escolher, não devemos sempre querer o mérito por fazer algo que é certo devemos fazer o que é certo e deixar a nossa própria consciência em paz.

    Gustavo Bernardo de Oliveira 1 Ensino Médio A

    ResponderExcluir
  9. Na humanidade é essencial ter ética e sabermos lidar com a cidadania,pois todos os dias aprendemos algo com outras pessoas que nos ensinam e que também aprende a cada dia,pois mesmo o Prof e Dr. Gabriel Chalita diz que todos nós estamos em construção.
    A cidadania também precisa aprender a não só criticar os outros e sim aproveitar o que eles nos tem a oferecer de melhor,aprender a respeitar o próximo,tendo em si os pensamentos sobre ética.

    Karoline Lika 1 EM B

    ResponderExcluir
  10. É essencial olharmos as pessoas e conseguirmos enxergar que todos somos seres humanos iguais. Como estamos em permanente construção , temos que entender que raça, cor , ou até mesmo classe social , não torna uma pessoa superior ou inferior a outra.
    Devemos sempre procurar evoluir , ou seja , aprender com outras pessoas, porque, ninguém sabe tudo. E é dessa maneira, com essa "união" -digamos- de idéias, que conseguiremos um mundo mais humano e mais justo, onde as pessoas se respeitam e conseguem visualizar que sempre, mas sempre mesmo, podemos construir um mundo melhor.
    Chalita salientou também, que quando estamos confusos devemos pedir sabedoria á Deus, porque essa é a melhor forma que temos de viver em harmonia com as pessoas e com o mundo. Conseguimos dessa maneira, perceber que Deus esta conosco, nos ajudando independente se estamos certos ou errados, porque Deus não julga, e nós também não temos o direito de julgar ninguém. Quem nunca errou ? Quem nunca mentiu ? Quem nunca tomou uma decisão, e se arrependeu ?
    É como um trecho da musica dos Titãs: "Devia ter amado mais
    Ter chorado mais
    Ter visto o sol nascer
    Devia ter arriscado mais e até errado mais
    Ter feito o que eu queria fazer
    Queria ter aceitado as pessoas como elas são
    Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração..."
    O pseudônimo do autor da canção afirma , que devia ter aproveitado mais, errado mais , perdoado mais, aceitado mais.., e isso só reafirma que , devemos sermos mais humildes , porque uma hora, você pode olhar para trás e perceber que você afastou todos aqueles que queriam te ajudar, que gostavam de você, gostavam de estar com você , e tudo isso por que? porque você simplesmente colocou na sua cabeça que você era superior, não perdoou um erro "bobo" de alguém, não deu valor as coisas simples da vida., mas amigo , a vida passa, e quando você perceber, talvez seja tarde demais.
    Então, ame mais; perdoe mais; aceite conselhos/opiniões; aprenda com quem tem mais experiência que você, ou até menos, dizem que as crianças são uma das maiores fontes de aprendizado; seja uma pessoa sincera; não se sinta superior ou inferior, porque você, não é; aprenda que temos deveres e direitos, e que estamos em uma constante transformação; tenha fé e viva, mas viva intensamente, porque a vida, a vida não espera sua "boa vontade", a vida, ela não te espera.

    Leticia Lopes N° 15 1 E.M. A

    ResponderExcluir
  11. Ética e cidadania são coisas importantes que todos nós deveríamos ter, porém, nem todos tem a oportunidade de "saber" o que são essas coisas, de pratica-las. Por exemplo, tem crianças que crescem sem saber o que são essas coisas, os pais não ensinam nada, não as tratam bem e assim elas irão crescer sem amor, sem boas escolas, sem nada, e então, terão raiva da vida e nunca pensarão no próximo, nunca irão tentar ajudar alguém.Porém, todos tem uma segunda chance, se essas crianças crescerem e quiserem ser alguém na vida, ser uma pessoa certa, é só ter força de vontade, ter ética, cidadania, sempre pensando no próximo, sempre competindo, mas não para derrubar ninguém, nem para falar que é o melhor, mas sempre dando o seu melhor, sempre com humildade e com respeito.Se todas as pessoas fizerem isso, sendo ricas ou pobres, não teremos rivalidade e sim uma boa sociedade.
    Edney Cesar 1ª E.M A

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, sobre a sabedoria, devemos citar que não é importante ser reconhecido por ter sabedoria, mas ser reconhecido pelo que essa sabedoria passa ao seu redor. Não adianta ser sábio e não querer transparecer isso as pessoas a sua volta. Respeito, nada mais é que dar espaço ao outro sem criticá-lo, por mais contrário que ele seja as suas ideias, ideais e propostas. Vivemos em um mundo de diferenças, e se cada um souber até onde pode chegar, a harmonia prevalece. Também porque, o outro sempre tem algo a ensinar, e nós também temos algo a ensinar. Ouvir é tão importante quanto falar. A cidadania, depende exclusivamente do respeito e da sabedoria. Um valor se agrega ao outro, um valor completa o outro como uma chave e uma fechadura. É um tripé: cidadania, respeito e sabedoria. Se faltar um deles, algo pode cair. Então mantê-los em sintonia, é o primeiro passo para conquistar seus objetivos.
    Sim, estamos em construção, constante construção, uma construção interminável, que depende de cada gota de suor para adquirir tijolo por tijolo que faz parte dessa obra. Como não vivemos sozinhos, e como já citei, é preciso ouvir o próximo. Mesmo que isso não te garanta nada, é preciso absorver o que ele tem a passar. Selecionar o que é bom ou ruim, provém de você. Já ouvi pessoas falarem "O inteligente, faz e aprende com seu próprio erro. Mas o sábio, vê o erro de outro, o analisa e o pega pra si como experiência, como algo que não deve repetir, pois as consequências - sejam elas boas ou ruins - vieram ao final."
    Somos errantes, somos pecadores, vivemos em uma sociedade ainda focada no "ter" e não no "ser", mas se cada um mover da melhor forma que pode, montanhas para mudá-la, no final teremos algo que até hoje, pra muitos é um prêmio inalcançável: Paz. E a paz, acolhe a sabedoria, a cidadania, o respeito. Por fim...ouça. Ouça, fale o que convém para cada situação, mantenha-se pronto e permita-se ser preparado pelos outros. Permita-se MUDAR.

    Sthephanny Fabrete (1ºEM B)

    ResponderExcluir
  13. Ética e Valores são importantes para termos uma boa convivência com todo mundo. Se cada um não respeita os valores dos outros, a vida fica insuportável, consequentemente mais tragédias e coisas ruins aconteceram.
    Esquecemos de ser educadas, gentis, parece que os "bons" modos ficaram para traz...
    As pessoas precisam ser mais tolerantes, ter mais respeito... Respeito... Uma das coisas que o mundo perdeu nesses últimos anos. O respeito com o meio ambiente, o respeito com a vida, tanto de animais, quanto de seres humanos, perdeu-se...
    A partir desse momento nasce o descaso, aquele que os políticos têm com o povo, é ridículo! Eles só se importam com o bem estar deles, a população carente que se vire os eleitores que os elegeram achando que eles seriam a solução para os seus problemas dão de cara na parede, (desculpe, mas não sei expressar isso com outras palavras) sofrem para serem atendidos em hospitais públicos. Na hora da eleição são milhares de promessas não é? "Se votarem em mim, PROMETO construir quatro novos hospitais de última geração, chega de filas quilométricas no SUS e AME's, EU PROMETO novas escolas...” O povo precisa de VERDADE e de RESPEITO! Não adianta prometer o que não se pode cumprir, chega de tanta roubalheira, com o dinheiro que estão gastando na construção de estádios de futebol para a Copa, (que simplesmente acho que esse Copa só veio para dar uma falsa impressão ao mundo que o Brasil não tem dificuldades, que é um país ótimo e etc. É só uma paninho para esconder enormes as dificuldades, as falhas, e os problemas do país.) eles poderiam estar construindo novos hospitais, novas escolas, podiam estar ajudando quem precisa.
    E para impor que os políticos façam o que eles têm que fazer, temos que fazer o nosso papel de cidadão, que cumpre suas tarefas e exigem seus direitos.
    Professor Challita disse que estamos em construção, e ele está certo, nunca é tarde para construir valores, nunca é tarde para mudar, fazer do mundo um lugar melhor. Tenha sabedoria para seguir o caminho certo, tudo que vivemos é um grande ensinamento, preste atenção em tudo a sua volta. Construa sua vida, ou a reconstrua a partir de novos conceitos e de novas atitudes. Seja você mesmo e viva, simples assim.
    Ana Paula Ferreira Orenha 1ºEM B

    ResponderExcluir
  14. Só pelo fato de nós sermos seres em constante construção, tem se por entender que nós estamos aprendendo a cada situação de nossa vida. Nós não aprendemos nada sozinho, mas sim com as pessoas que estão a nossa volta, aquelas que muitas vezes se opõem a nós e que quase sempre são mais sábias que nós, porém nós não seguimos seus conselhos e no final acabamos nos arrependendo, mas pode notar que essas pessoas sempre continuarão ao nosso lado. A partir desse ponto que começamos a dar valor a essas pessoas.
    Nós devemos receber e compartilhar toda a sabedoria que nos envolve, pois da mesma forma que ela pode me ajudar, ela também pode ajudar uma pessoa que está precisando nesse momento. Imagine se cada pessoa tivesse uma outra ao seu lado que lhe desse conselhos sábios e te guiasse para um caminho melhor, o mundo seria muito melhor para se viver. Porém muitas pessoas tem esse alguém ao seu lado e não dão valor algum, e então começam ir em direção ao caminho errado da vida, aí que surge o caos, pessoas matando, roubando, desrepeitando o próximo, etc.
    Então ter sabedoria é saber escutar e dividir essa informação com o próximo, pois afinal, quantas pessoas poderíamos ajudar se todos fizéssemos isso?

    Gabriel Endy Alves Takaka 1ºE.M. B

    ResponderExcluir
  15. Cidadania, ética, valores, hoje em dia são importantes se ter, pois sem elas você pode ser considerado como não cidadão. Outro valor importante é o respeito que deve ser passado de geração em geração, mas que nos últimos anos não tem-se acontecido, os pais não dão valor a este tipo de educação, por isso que as crianças de hoje não respeitam os mais velhos, por exemplo, e em vez disso elas reclamam por causa que a pessoa não quer fazer tal coisa em vez de fazer e não reclamar. Outro valor que não esta sendo muito exercido é a cidadania, que por sua vez, esta sendo quase extinto, pois as pessoas acham que não tem importância, mas isso é muito importante, não só o respeito com você, mas também com a sociedade.
    A nossa construção, citada pelo professor Gabriel Chalita, esta completamente certa, pois nós seres humanos não paramos de aprender e descobrir novas coisas, nos fazendo construir novos pensamentos e raciocínios. Por isso é que estamos em construção constantemente

    Guilherme Fermiano Prada 1º Ensino Médio B Nº 08

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O conhecimento é obtido em convivência, estudos, pesquisas. Assim como a cidadania que aprendemos com valores passados.
    A cidadania é importante porque não vivemos sozinhos temos que ser gentis e educados com outras pessoas tendo ética e fazendo boas ações.
    Quando se tem noção de cidadania está ligado aos valores de ética e respeito. Exemplo: respeitando os outros, a si mesmo, não agindo com arrogância, ou seja , aprendendo com outros e com nós mesmos.
    Estamos numa sociedade capitalista, ou seja, de consumo, estamos sempre tentando ser melhores de outro comprando carros, celulares caros para mostrar poder mais isso não nos acrescenta nada como ser humano.

    Matheus Pinheiro Gallego Mendes 1º Ensino Médio A Nº19

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente a ética é basicamente oque nos aprendemos sobre ela própria, pois tudo depende do ponto de vista de cada um de nos. hoje devemos considerar que para uma pessoa oque é bom para outra seja ruim, cada um tem a sua cultura e deve ser respeitada pelos outro indivíduos em nossa sociedade atual a ética tem muito valor, devemos ter mais consciência pois nos somos seres que ainda estão aprendendo, estamos em evolução, somos seres em construção.
    vivemos em sociedade devemos respeitar o proximo ser mais gentil, educados se não fizermos isso nunca vamos conseguir nada na vida por isso é essencial saber conviver em grupo.

    Eduardo Moreno Neto n°4 1°B

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que a cidadania, a ética e os valores, são coisas que aprendemos ao longo da vida. Nós vamos aprendendo como ser um bom cidadão, como ter ética e quais são os valores que queremos seguir ao longo de nossas caminhadas. Também acho, que em nossa mente, nós queremos atingir determinada “meta” de ética e cidadania, e que vamos trabalhando nela desde que começamos a saber o que significava cada uma dessas palavras. Nossa idéia de o que queremos alcançar e de qual é o significado, vai mudando ao encontrarmos pessoas com diferentes opiniões, estamos sempre aprendendo, sempre melhorando nossos conceitos e acreditando em diferentes “fatos”. A partir desse longo período de aprendizagem podemos ir colocando esses três conceitos, cidadania, ética e valores em nossa vida. Cada um tem seu meio de encontrar a maneira certa, pois cada individuo pensa sozinho, então, também podemos dizer que a minha ética e os meus valores, são diferentes dos seus, porque eu acredito em coisas diferentes das que você aprendeu. Também acho que primeiro de tudo, vem os nossos valores, desde pequenos quando nossos pais diziam “isso é bom, isso é errado, não faça isso!”, aprendemos com eles, e colhemos o que acreditamos ser a melhor opção em nossas vidas, com a influencia de outras pessoas que pensam de outras maneiras e seu próprio modo de pensar você cria seus próprios valores e sua própria ética. E então, depois disso, você se torna um cidadão, em que tem direitos, deveres e os exerce da melhor forma que você achar que é possível, colocando sua ética e seus valores em pratica.

    Cintia Freitas Carvalho n°5 1°A

    ResponderExcluir
  21. Cidadania, Ética e valores são um dos maiores valores da humanidade, só que infelizmente hoje em dia não é muito utilizado pelas pessoas, o mundo precisa de pessoas com mais consciência sobre o que é cidadania; um dos maiores exemplos de falta de cidadania é quando uma pessoa não tem capacidade nem para respeitar o hino nacional do seu país, isso é uma regra básica de educação que você aprende na maneira que você vai crescendo, com sua família e com seus professores. A ética é uma regra elementar na vida de uma boa pessoa, porque se você não tem ética, você não está pronto para viver em uma sociedade, não está pronto para educar uma criança, não está pronto para ajudar um amigo, não está pronto para nada, porque você vai fazer com as pessoas o que os seus pais te ensinaram, e se eles não conseguiram te fazer uma pessoa melhor, te ensinando sobre isso, ética pode ser considerada até como a diferença entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, enfim entre o que fazer, e o que não fazer como você como pessoa pode ajudar o mundo em que vive e como pode ajudar as pessoas que vivem nesse mundo, saber como se portar em diferentes situações, para que você não acabe estragando tudo. Portanto para mim isso é a coisa certa, isso é uma das grandes coisas que devemos levar para a nossa vida em sociedade no mundo, o que nós aprendemos com os nossos pais isso que é importante, isso que é o nosso maior valor na vida.

    Renan Dias nº22 1ºEM A

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião a cidadania é construída no cotidiano de cada um com o respeito ao próximo.
    Isso significa respeitar as diferenças e as escolhas de cada pessoa,a liberdade da escolha da religião, da política e de seus atos em geral.O respeito com o próximo é um valor essencial para um bom convívio ,valor que muitas pessoas esquecem ou que nem querem lembrar , é um valor que faz muita falta pois é ele que impedem que a violência se torne maior.
    Muitas pessoas querem ser lembradas por grandes atos,mais se esquecem dos pequenos ,se esquecem da humildade pois é ela que faz um bom cidadão ,um cidadão que se importa com pessoas que não conhece e respeita elas concordando ou não com seus princípios !
    Larissa Paula Faria Pires n:14 1.A

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente nos dias de hoje muitas pessoas se preocupam mais com coisas superficiais do que com o conteúdo de cada pessoa,se preocupam com a beleza,ao invés de se preocuparem em aumentar seu conhecimento,mas não só o conhecimento aprendido em livros,mas também o conhecimento que aprendemos todos os dias com pessoas que muitas vezes não tem escolaridade alguma,mas que com a vida aprenderam muitas coisas,muitas delas querem passar sua experiência de vida para as outras pessoas,mas muitas não dão um pingo de atenção,e muitas vezes não sabem o que estão perdendo.Não importa se a pessoa é de uma classe social diferente da sua,se ela é de etnia diferente,você deve trata-la do mesmo jeito que trata as outras pessoas, pois embaixo da pele,somos todos iguais,somos feitos da mesma coisa,e todos temos o direito de serem bem tratados.
    Todos nós, somos seres em construção e só depende de nós evoluirmos ou não,se tivermos a humildade de aceitar o ensinamento de pessoas que muitas vezes não conhecemos,podemos aprender muitas coisas,e com isso podemos ensinar e ajudar outras pessoas,tornando o mundo cada vez melhor e sem desigualdade.
    Matheus Mauzer Casari Biffe Nº:18 1EM.A

    ResponderExcluir
  24. Ética, valores e conhecimento, são adquiridos com o decorrer de nossas vidas.
    Eles são essenciais em nossas vidas,pois eles irão falar quem nós realmente somos. Nós somos seres em construção pois ainda não temos todo o conhecimento necessário para sermos as pessoas ideais para o mundo de hoje me dia, mas sim o conhecimento é adquirido com a convivência com outras pessoas. Com a ética e os valores iremos saber quem nós realmente somos e se estamos capacitados a fazer parte da sociedade de hoje em dia. Queremos saber se com todo o conhecimento, ética e valores que nós adquirimos com nossos pais são essenciais para um futuro melhor!

    Amanda Helena M. Oliveira Abati N:02 1 E.M-A

    ResponderExcluir
  25. Os valores são aprendidos em família. A escola e a sociedade contribuem para o aprimoramento e prática desses valores. O respeito pelo individuo é o principal e que se deve praticar, desde um simples catador até um magistrado ou doutor. O ser humano está "em construção", conforme citado pelo Chalita, independente de estar certo ou errado somos capazes de aprender e de evoluir a todo momento. A ética rege a conduta do cidadão e gera resultados positivos quando preservamos nossas riquezas naturais. A preservaçao da natureza e da água garantirá a sobrevivencia do ser humano e tem que ser uma preocupaçao constante.

    João Vítor Sanches Birche nº:12 1º EM B

    ResponderExcluir
  26. Para tornarmos isso realidade é preciso ajudar ao próximo, contribuir com a sociedade respeitar a todos sem discriminar ou jugar, é saber se comportar de acordo com os valores que a sociedade nos impõe. E os valores são adquiridos ao passar do tempo, com experiencias que passamos no dia a dia. A humildade e o respeito são a base de tudo. Temos que estar sempre abertos para o conhecimento pois cada dia que se passa é uma nova aprendizagem.

    Patricia Brandão de Lima n20; 1ºEM A

    ResponderExcluir
  27. A ética, para mim, é a escultura ou a pintura do próprio caráter. É a expressão da arte de ser humano, a implicar o trabalho de construção de si mesmo, o esforço por ser melhor. Trabalho que se faz com Carinho por si e pela Vida, a incluir atenção para com os outros (passados, presentes e futuros), humanos ou não, mas a demandar disciplina, pois não é fácil. A indolência (a inércia) e as paixões conspiram contra nós mesmos: são inconfidentes, postos no eu, conscientemente ou não, empurrando-nos alogicamente para lá e cá, podendo nos arremessar para a desgraça.

    Matheus Bueno 1°Ensino Médio B n°16

    ResponderExcluir
  28. As posturas essenciais para tornarmos isso uma realidade em primeiro lugar são o respeito e a humildade. A ética e cidadania tem que ser praticadas todos os dias. E os valores são adquiridos com o conhecimento dia após dia e de acordo com o que a sociedade nos cobra. O conhecimento e a aprendizagem do dia a dia nos faz pessoas melhores, por isso nos transformamos todos os dias a cada vez que aprendemos algo novo.

    Kaue Chrisostomo n11;1ºEM A

    ResponderExcluir
  29. Temos que estar em constante aprendizagem, pois estamos aqui para aprender uns com os outros,assim devemos também ensinar, ou seja, sermos um modelo para alguém, isso significa que estamos fazendo a diferença, fazendo algo certo. Estamos sempre em construção, errando e aprendendo com nossos erros, sendo humildes para aceitar tanto as críticas como os elogios. Devemos pensar antes de tomar decisões, pois só assim não ficaremos surpresos com nossas atitudes.

    O respeito é um valor fundamental para a convivência, ninguém é igual a ninguém, todos, sem exceção tem suas qualidades e defeitos. Saber aceitar as diferenças já é meio caminho andado, o reconhecimentos dos erros, o voltar atrás, até um pedido de desculpas se necessário, é um grande crescimento. Assim como, fazer ao próximo aquilo que gostariamos que fizessem a nós, não julgar, não apontar os erros dos outros.Deus nos aceita com todos os nossos defeitos, então devemos assim como Ele aceitar os defeitos dos outros. Desculpe,eu estou em constante construção.

    Izadora de Freitas Seconde, N°11, 1°EM B.

    ResponderExcluir
  30. Eu acredito que, primeiramente, é vivendo que se aprende. Não há teoria certa, as pessoas aprendem vivenciando casos do dia-a-dia uma com as outras, acredito que isso seja o mais importante, não existe meta certa para seguir, a vida toma vários caminhos; as posturas essenciais é você que toma. Acredito também que temos que enxergar que somos todos iguais, e ninguém é melhor que ninguém, nossa sabedoria e aprendizagem depende apenas de nós mesmos, se vamos escutar ou não, se vamos apenas ficar observando ou se vamos viver. Em torno disso, as coisas vão acontecendo e vamos aprendendo cada vez mais. Isso também envolve a cidadania, ética e valores, que sociedade nos impõe, e mesmo assim, as vezes não percebemos. Uma das ações que foi perdida com o tempo, foi o respeito, e a Cidadania é uma forma de nos mostrar como respeitar uns aos outros. Mas parece que hoje em dia as pessoas não sabem mais o que significa a palavra “respeito”. Ética e valores tentam nos fazer entender o quanto é importante dar valor, e saber que a sabedoria, depende apenas de nós. A vontade de estudar, a vontade de saber, a vontade de viver. Então por isso, viva e aprenda. Sem vivenciar, você nunca saberá.

    Amarílis P. Machado; n°03; 1°Ensino Médio A

    ResponderExcluir
  31. A palestra teve como tema Ética,Cidadania e Valores,o palestrante nos disse como falta de confiança pode te prejudicar,e como a falta de humildade pra dizer que não sabemos de tudo também,pois as pessoas querem ser melhores que as outras e não vêem que não se deve pensar em ser melhor que os outros e sim tentar ser o melhor que conseguir lembrando que todos estamos em construção como o próprio palestrante disse,devemos respeitar a todos,pois podemos aprender com qualquer um.

    Rodrigo Milani Brazão nº:23 1ºEM A

    ResponderExcluir
  32. O mundo está em nossas mãos, tudo que fizermos terá as consequências boas ou ruins e do jeito que as pessoas estão agindo o Brasil nunca vai ir para frente, cada vez mais egoístas, pensando só em si próprio. Temos que aprender a conviver com a sociedade e que não existe diferenças entre as pessoas, temos que se espelhar nas pessoas boas, se esforçar o máximo nas coisas que iremos fazer, para um dia mais tarde ter a recompoensa.
    "Ninguém é burro" (disse Gabriel Chalita). E eu penso assim, quando você quer, você consegue, todos tem capacidade e se cada um fizer a sua parte iremos conseguir mudar o nosso país.
    E não podemos esquecer de agradecer a Deus todos os dias pela nossa vida.
    Éllen Maresi Rodrigues Nº05 1ºEM B

    ResponderExcluir
  33. Nunca paramos de aprender. É fundamental que estejamos sempre abertos à coisas novas como: sensações, idéias e opiniões. Esbarramos sempre com alguém que possui uma perpectiva, uma visão, e também crenças, valores, tradições e opiniões diferentes. Devemos acima de tudo respeitar essas pessoas, e também, como já disse no começo, nos abrirmos. Abrirmos nossos corações, e é claro, nossas mentes, pois é assim que aprendemos. Aprendemos experimentando, errando... Colhendo conhecimento, informação e experiencia por cada canto. É assim que chegamos à sabedoria. A cada escolha, cada passo, uma surpresa está a nos esperar e com ela um ensinamento que devemos agarrar e trazer para dentro de nós.
    Mas diferente do que achamos, a sabedoria não consiste apenas em experiencia. Atualmente, não só os idosos ensinam, mas aprendem com os jovens, e essa situação se repete nas escolas e entre pais e filhos. É sábio não aquele que viveu por mais tempo, mas aquele que está sempre aberto para novas lições, para novas idéias. Aquele que está pronto para receber a sabedoria de todas as situações, lugares e todos os tipos de pessoas. Portanto, não devemos ser ignorantes e descartar os conselhos de certas pessoas, pois elas possuem sempre muito a nos ensinar.
    A quantidade de coisas que podemos aprender não só ouvindo, mas observando ao nosso próximo, são incontáveis. Mas além da observação, é preciso sem dúvida alguma de ÉTICA para que possamos diferenciar o certo do errado. Por meio da mistura de ética e observação podemos retirar grandes reflexões sobre a vida individual e a vida em sociedade. Concluindo:
    “Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. Inteligente é aquele que aprende com os seus erros. Ignorante é aquele que erra e continua errado.”

    Tainá Moschini Lacerda nº21 - 1º EM B

    ResponderExcluir
  34. O que eu Victor aprendi nessa palestra: uma pessoa que não segue a ética da sociedade na qual pertence é chamado de antiético. Ter cidadania é respeitar a atitude do governo, as decisões deles e para benefício da sociedade, ter ética e ter caráter, um conjunto de valores morais na conduta humana na sociedade.

    Victor Settani nº23 1ºEM B

    ResponderExcluir
  35. A nossa sociedade está conturbada, porque a maioria das pessoas acreditam que tudo está ligado ao dinheiro, ao poder e a superioridade. A gente sempre tenta achar o melhor jeito de conquistar os nossos objetivos, às vezes nos esquecendo de que as outras pessoas estão sendo prejudicadas com o nosso egoísmo. Mas devemos nos lembrar que possuímos nossos valores, que devemos repassá-los e saber usá-los no momento certo. Além disso, devemos estar sempre abertos para aprender coisas novas e sermos eternamente seres em construção, buscando mais e mais sabedoria. No nosso dia-a-dia, devemos nos adaptar as nossas necessidades, ajudar o próximo, passar por cima de todos os obstáculos com o nosso próprio mérito, sem agredir ninguém. Lembrando sempre que devemos amar nosso irmão, sermos humildes, respeitosos e nós mesmos.

    Matheus Teixeira Romero nº 17 1º EM B

    ResponderExcluir
  36. Aprendi na palestra que a ética é uma forma de segui uma regra sem mesmo esta escrito ou falada mas que mesmo assim todos nos seguimos de acordo com a nossa sociedade e para isso temos que ter uma boa convivência com o próximo pois ninguém é igual a ninguém por isso temos que saber lidar com as diferencias e para que posamos aprender e ensinar e continuar evoluindo o nosso conceito de vida na nossa sociedade.

    rodrigo pacheco n 18 1 EM B

    ResponderExcluir
  37. A ética a cidadania e os valores são muito importantes para nos tronarmos pessoas boas, é que tenham um espaço na sociedade, pois se nos não soubermos nos relacionar com as outras pessoas jamais conseguiremos um bom trabalho, uma boa família é bons amigos.As pessoas tem suas diferenças por que ninguém é igual a ninguém, devemos sempre respeitar as diferenças do outro é aceitar ele da maneira como ele é.Até muitas vezes nos podemos aprender com as outras pessoas que já tem mas experiências do que nos mesmos, podemos adquirir experiência ate mesmo dos nossos próprios erros pois errando é que se aprende é dos nossos próprios erros que vem a nossa sabedoria, afinal nos somos seres humanos é temos direito de errar é de poder voltar atrás dos seus erros é recomeçar tudo novamente.Pois o próprio Gabriel Chalita disse que somos seres em construção. Por isso devemos cada vez mas sermos pessoas melhores sermos honestos, ajudar quem é necessitado, sermos humildes, para que sejamos bons cidadãos para nossa sociedade.
    Isabela B. G. Fracaro n 10 1EM

    ResponderExcluir
  38. Aprender a ser cidadão é , entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência . Aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola. Para que os estudantes possam assumir os princípios éticos, são necessários pelo menos dois fatores: que os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua prática que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isso é , da capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente. Outro aspecto importante a ser considerado nesse processo é o papel ativo dos sujeitos do aprendizado, estudantes e professores, que interpretam e conferem sentido aos conteúdos com que convivem na escola a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.

    - GABRIELA JUSTI RIBEIRO DA SILVA / Nº 08 / 1º ENSINO MÉDIO A

    ResponderExcluir
  39. Em nossa vida temos que prestar atenção em tudo o que estiver em nossa volta. Desde um simples gesto ate grandes coisas, e algumas das coisas que nos cerca diariamente são nosos valores, ética, cidadania entre outras coisas. Mas todo o conhecimento que adquirimos e observamos durante nosso cotidiano pode ser acrescento ou descartado dependendo de de como esse conhecimento extra nos beneficia. E esse conhecimento nos irequece no quesito sabedoria, podendo assim melhorar muitas outras coisas em nossa vida. Mas não são todas as pessoas que conseguem enchergar esses pequenos detalhes que poderiam melhorar a vida das pessoas.

    -Paulo Ricardo/N21/1EMA

    ResponderExcluir
  40. Para que as pessoas consigam obter a ética, os valores e com isso ter cidadania, é necessário que se tenha respeito, educação e conhecimento. A educação que recebemos tanto em casa como na escola, precisa ser levada pro futuro, para nos tornar pessoas com conteúdo, com ética, respeitadas e principalmente com valores próprios e definidos.
    Precisamos aprender a respeitar os outros, independente dos erros ou falhas na vida, como Gabriel disse, estamos sempre em construção, tijolo por tijolo ou seja, cada coisa na sua hora. Respeito e ética para com o próximo, é essencial para a vida inteira, não importa de quem ou com quem seja.
    É preciso que as pessoas revejam suas atitudes para assim construírem uma cidadania mais harmônica e mais respeitosa e conseguirem reconstruir os princípios morais, como o desrespeito, que foram se perdendo com o passar dos anos.

    Barbara Comotti de Queiroz n 04 1EM

    ResponderExcluir
  41. Cidadania , Ética e Valores aprendemos praticando-as ao longo da vida. Desde a infância nossos pais vão nos ensinando a como nos comportar com outras crianças, a dividir os nossos brinquedos, nos ensinando que não é pela força e violência, mas com educação que podemos alcançar nossos objetivos. O homem pode ter um continuo aprendizado na sociedade se auto conhecendo como um cidadão que pode melhorar ainda mais. O respeito e a humildade é essencial para isso.
    Cada um deve fazer o seu melhor para si, e para o próximo.
    Thais C. Batista nº25 1EM A

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
    A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
    "A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."

    Vitor do Rosario n:26c 1 EM.A

    ResponderExcluir