quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trabalho para a 3a. série do Ensino Médio

Em nossa aula do dia 17/02/2012, ouvimos uma música do Gilberto Gil, interpretada por Cássia Eller. Trata-se de "Queremos Saber". Também discutimos sobre a importância do conhecimento científico, das descobertas, das novas invenções, da emancipação do homem, e, principalmente, sobre o "poder" do conhecimento.

Então, agora eu pergunto, eu quero saber:  que reflexões sociológicas ainda podemos extrair desta música?


Queremos saber, o que vão fazer
Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações

Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades

Das estepes dos sertões
Queremos saber, quando vamos ter
Raio laser mais barato
Queremos de fato um relato
Retrato mais sério do mistério da luz
Luz do disco voador

Pra iluminação do homem

Tão carente, sofredor

Tão perdido na distância

Da morada do Senhor
Queremos saber, queremos viver
Confiantes no futuro

Por isso se faz necessário prever
Qual o itinerário da ilusão

A ilusão do poder
Pois se foi permitido ao homem
Tantas coisas conhecer

É melhor que todos saibam

O que pode acontecer
Queremos saber
Queremos saber
Queremos saber

Todos queremos saber




18 comentários:

  1. Aluninho/a, capriche na resposta.
    Não use internetês. Quero a Língua Portuguesa impecável.
    Só serão válidas as respostas postadas até o último minuto do dia 23/02/2012, com identificação.
    Valor: 10

    Estou super ansiosa para conhecer o seu potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através da música de Gilberto Gil chamada "Queremos Saber", pude tirar as seguintes reflexões sociológicas.Na nossa sociedade, as descobertas,as invenções e o poder são centralizados nas mãos de uma pequena minoria, onde não é permitido que todos fiquem cientes de todas as descobertas.
      Porém, como cita a música, se foi permitido que houvesse a descoberta,todos devemos saber.
      Conclui-se que todos devem estar cientes de tudo que é descoberto e inventado, pois tudo tem grande influência em nossas vidas.
      Pâmella C. Santos 3º EM nº17

      Excluir
  2. Tirei como conclusão , que Gilberto Gil tentou nos passar atravéz dessa letra, a insegurança do homem . Toda esta tecnologia descoberta deixou-nos avançados, porém incertos ; o ser humano , talvez, possa ter sido um tanto ignorante quanto a essas modificações.
    Muitas coisas são escondidas da sociedade ; Talvez se tudo fosse esclarecido , teríamos uma base concreta do mundo em que vivemos.

    Guilherme . C. S. 3º EM

    ResponderExcluir
  3. Apartir da musica do Gilberto Gil, podemos concluir que ele deixa bem claro que o homem è inseguro, e que se for possível haver a descoberta,e que todos nos devemos saber. Isso acaba influênciando na nossa sociedade, e propriamente nos seres humanos. Os poderes e as invenções estão nas mãos da minoria da sociedade, nem todos podem influênciar nas descobertas e nas modificacoes .


    Karolina Espinet Gonzalez 3° EM

    ResponderExcluir
  4. Desde aquela época, o ser humano investia muito em novas descobertas tecnológicas, investindo milhões de dinheiro em pesquisas enquanto boa parte do mundo ainda vivia de forma precária, vítima da pobreza e desigualdade. Em boa parte da música, percebemos a desigualdade, pois não era qualquer um que tinha acesso aos assuntos que ele mencionara na canção, a falta de informações e a incerteza que esse algo novo causava, deixando assim uma incógnita e dúvida sobre o que essas invenções poderiam causar. Até agora, muitos não sabem o que são trabalhados dentro dos laboratórios, muitas coisas ruins aconteceram ao mesmo tempo em que as coisas boas, mas nada é garantido. O futuro ainda continua incerto.

    Thiemy S. Ferreira, 3º EM.

    ResponderExcluir
  5. Segundo a música "Queremos Saber", de Gilberto Gil, parte de todas estas tecnologias e conhecimentos científicos descobertos andam sendo omitidos, assim nos deixando cada dia mais incertos da existência dos mesmos.
    Porém mesmo sabendo de toda essa desigualdade ainda devemos lutar para que algum dia tais informações possam chegar até nós.
    Como diz a música “se foi permitido ao homem tantas coisas conhecer é melhor que todos saibam o que pode acontecer”.

    Cinthia Possidente Rodrigues, 3ºEM

    ResponderExcluir
  6. A música nos fala sobre a responsabilidade que a obtenção do conhecimento traz. Em alguns momentos, o autor busca demonstrar a importância da popularização do avanço científico, assertando que até as descobertas mais teóricas têm algum impacto na vida, por exemplo, do sertão e que não devemos nos afastar disso e reservar os benefícios apenas às elites ("Queremos saber, quando vamos ter Raio laser mais barato"). Em outro trecho percebemos a curiosidade e a cobrança por explicações sobre o mistério da vida e da fé (Queremos um retrato mais sério do mistério da luz do "disco voador" para iluminação do homem). Vejo a música como um alerta contra a alienação da massa que pode ser causada pela pequena parte da população que detém o conhecimento científico.

    Giovanni R. Piffer

    ResponderExcluir
  7. A música faz menção à ignorância que é forçada ao homem, onde a falta de informação é o veículo para tal. Menciona também o acesso a tecnologia, que, por vezes, é limitado a pessoas de maior renda. O conhecimento é grande, porém grande parte das informações não são sequer divulgadas para o público. Todos queremos saber os avanços da modernidade, o que é novo, a cura para diversas doenças e sem essass respostas tão almejadas sentimo-nos perdidos. No que resulta o grande investimento em pesquisas e testes? Há nisso, então, um futuro promissor? Queremos saber.

    Andressa Yukari Kochi Maeshiro

    ResponderExcluir
  8. A musica nos mostra o investimento na tecnologia, e ao mesmo tempo fazendo uma critica a isso. Mas pra que tanta tecnologia, se são poucas as pessoas que tem acesso a ela? O autor tenta nos mostrar isso, até quando ficaremos nisso, nessa falta de acesso as informações novas. Por isso o homem passa um papel de insegurança, por não poder mostrar a toda sociedade os investimentos que vem fazendo.

    Barbara Rafael Malagoni, 3ºEM

    ResponderExcluir
  9. A música trata de uma serie de descobrimentos científicos e tecnológicos que podem ajudar a sociedade em diversas maneiras, mas mostra também que a maior parte dessas ferramentas são para as pessoas da classe media, a classe alta, que poucas pessoas pobres possam usar. Por isso muitas vezes quem realmente precisa, não usa dessa ferramenta.A musica serve como um alerta para a sociedade, dizendo que devemos saber usar da tecnologia sem muitos exageros.

    Natália Virosta dos Santos 3º em

    ResponderExcluir
  10. Mostra que o ser humano tem muita insegurança, pois muitas vezes o homem descobre um alto conhecimento cientifico, uma tecnologia avançada mas nem sempre ela é informada para as pessoas com menos "poder" que elas. Nem sempre tal passoa com pouco poder é privilegiada do que a outra, todo mundo tem o direito de saber para acontecer um possivel avanço tecnologico porque o ser humano tem direito de saber quais os riscos de seja lá o que é escondido de nós."É melhor que todos saibam".

    Emílio dos Santos Moralles Badia 3 EM

    ResponderExcluir
  11. Há várias reflexões sociológicas que podem ser tiradas dessa música, quando é falado "queremos noticias mais sérias", mostra que o ser humano atual está mais informado em noticias fúteis, vide revistas de fofocas na qual o foco é a vida de outras pessoas e essas revistas não nos trazem nem um pingo de conhecimento. A música fala muito também de descobertas, pois a tecnologia atual está extremamente avançada, mas mesmo assim, não temos uma descoberta para o câncer e de outras doenças terminais. Sobre a emancipação dos homens, isso quer dizer que o homem atual está muito dependente de outras pessoas e ás vezes nem é uma pessoa pode ser dependente até de um governo. Outro tema tratado é a restrição de algumas tecnologias ás classes mais pobres, pois infelizmente atualmente á várias pessoas que ainda não conhece a energia elétrica e muito menos o saneamento básico. Para finalizar a música fala da distância do homem á moradia do Senhor, fala da distância do homem da religião, pois em uma sociedade em que o dinheiro comanda tudo, a religião não vale mais nada.
    Essa são as reflexões sociológicas que são tiradas da canção.

    Henrique Ferrarini Zapalá 3 EM

    ResponderExcluir
  12. A partir da música de Gilberto Gil concluímos que o homem há sempre sobre incertezas, não pensa antes de agir, só querem saber do seu próprio bem estar, usando tecnologias que muitos seres humanos de classes mais baixas não podem ter acesso.

    Danillo Ortolani 3º E.M.

    ResponderExcluir
  13. O homem descobre, realiza, é magnifico em suas descobertas e ao mesmo tempo se auto destrói deixando a miséria tomar conta da sociedade. Ao mesmo tempo esse homem é sofredor, carente, perdido em algumas decisões, apegado a tantos bens materiais, a tanto poder que se esquece do verdadeiro valor da vida, os sentimentos do bem: amor, respeito, paz, responsabilidade, família, amigos, enfim, olhar ao seu redor e ver como Deus é perfeito e está conosco.

    Juliana Ivanov Frare 3ºE.M

    ResponderExcluir
  14. Com a música podemos ver que, o homem descobre tantas coisas que ele acaba muitas vezes pensando em si mesmo, sofre de ganância e quando precisa recorre ao Senhor! Isso esta totalmente errado, pois não precisamos somente dos bens materiais, precisamos dos valores que nos são dados desde pequenos. Ele "sente"que com tanta sabedoria, deveria saber o que viria pela frente. Acredito que é uma grande sorte não sabermos o que acontecerá mais pra frente, porque se não que sentido haveria viver?

    Marinna Magela Machado 3ºEM

    ResponderExcluir
  15. Através da musica do Gilberto Gil, podemos tirar muitas conclusões. Por exemplo no verso "queremos noticias mais sérias", mostra que o ser humano se preocupa mais com noticias futeis do que com noticias que aprimoram seu conhecimento. Também percebemos no verso "Queremos saber" mostra a vontade do ser humano de estar sempre querendo saber mais, sempre evoluindo na tecnologia e evoluindo como ser.


    Flávia Fuscelli Franco 3ºEM

    ResponderExcluir
  16. O homem desde o ínicio esteve procurando descobrir sobre a tecnologia, e ter novas ideias, sempre preocupado em ter todos os direitos, na parte "Tão carente, sofredor
Tão perdido na distância", podemos perceber que ele acaba perdido no meio de tantas descobertas e fica carente de tentar e não conseguir entender sobre si mesmo, do que adiantou tanta tecnologia se ele mesmo não sabe qual caminho seguir.

    Larissaq da SilvaKatsuda 3ºEM

    ResponderExcluir
  17. A música trata sobre a evolução do homem, que com o tempo ele começou a ficar mais curioso e queria soluções para alguns problemas ou seja ele inventou maquinas para ajudar a resolve-los, e isso deu certo. O único problema é que o mundo possui muita tecnologia mas não sabe aproveita-la, e ela não chega a todas as pessoas. A tecnologia esta ligada ao poder econômico de cada cidadão e não são todos que tem poder aquisitivo para conseguir os novos produtos que estão sendo lançados para ajudar no dia-dia de cada pessoa. O homem de hoje quer conhecer o mundo, quer aprender coisas novas, inventar, transformar.

    Jhenypher Valentini da Silva 3 EM

    ResponderExcluir